Os momentos mais gostosos de um lar podem ser desfrutados na sala de jantar. Pode ser com a família toda reunida ou num jantarzinho romântico, elaborado com carinho e muito esmero em cada detalhe. E para que tudo saia perfeito, é preciso ter um ambiente bonito e estar confortável. Isso significa que, tão importante quanto pensar nos pratos a serem servidos à mesa, é dar atenção especial à escolha das cadeiras.
No momento de compor a sala de jantar, as cadeiras têm que "conversar" com as outras peças e criar um ambiente harmônico e agradável. "A escolha desta peça não depende do estilo da mesa, mas do ambiente e do conjunto desejado. O importante é criar um espaço que seja convidativo", orientam Roziane Faleiro e Patrícia Guerra, da Faleiro Guerra Arquitetura.
O diálogo entre os objetos é importante, no entanto as profissionais da Akinteriores, Ana Karina Chaves e Klazina Norden, garantem que o contraste entre as peças podem trazer boas surpresas: "Pode-se optar por tampos de mesas em materiais como granito, mármores, vidros temperados, laqueados e cristais e inserir bases totalmente diferentes, criando, assim, um ambiente moderno, que se completará com cadeiras de design contemporâneos ou mesmo com o desenho mais antigo. Desta forma, têm-se um novo estilo, totalmente inusitado e bonito".
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Mas de nada adianta ser bonito se não for confortável. Por isso, algumas condições de ergonomia devem ser analisadas. "Dê preferência aos assentos estofados e encostos de movimento que acompanhem a coluna. O ideal é que seja leve no manuseio e com estrutura que permita maior durabilidade", recomendam Roziane e Patrícia. Já as profissionais da Akinteriores ressaltam que "as cadeiras com espaldar mais alto oferecem maior comodidade".
Segundo as profissionais da Faleiro Guerra Arquitetura, Patrícia Guerra e Roziane Faleiro, a escolha das cadeiras não depende do estilo da mesa, mas devem estar em total sintonia com o ambiente
Outro detalhe que merece atenção é o tecido do estofado da cadeira. Nem todos podem ser impermeabilizados, como reforçam Ana Karina e Klazina: "Os tecidos de veludo, camurças e até mesmo o couro não aceitam impermeabilização, alguns tipos de seda também não, e ficam sujeitos a manchas". A dica da Faleiro Guerra é utilizar sempre tecidos de fácil manutenção, principalmente para quem tem crianças em casa. "Há sempre o risco de cair alimento", advertem. Uma ótima sugestão, agora da Akinteriores, é optar pelo facto. "Este tecido é moderno e muito procurado por quem tem crianças, por ser impermeável", destacam. Em geral, vários tecidos permitem a impermeabilização, que deve ser aplicada por empresas especializadas.