Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Transformação

Confira 15 ideias muito fáceis que vão deixar sua casa mais bonita

Redação Bonde
15 jun 2016 às 17:30
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma casa linda, aconchegante e bem decorada é o sonho de todas as pessoas. De vez em quando surge a vontade de fazer mudanças e isso é bastante saudável. Renovar as energias faz sempre bem. No entanto, a maioria das pessoas adia as transformações que seriam bem-vindas, com medo de ter muitos gastos, trabalho ou de complicar sua rotina. Por isso, o ideal é começar com pequenas mudanças. Usar novas cores nas paredes, trocar ou incluir algumas peças e criar texturas são recursos simples que podem tirar a monotonia do espaço. Veja algumas sugestões fáceis e rápidas para transformar seu lar:

1. Recicle os móveis

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Dê uma olhada ao redor. Que peças precisam ser renovadas? Faça um pequeno levantamento do que pode ser modificado e com mínimos gastos e muita criatividade ponha mãos à obra. Um exemplo: o banquinho velho ganha vida com uma pintura em cores vivas, que iluminará sua cozinha ou sala. O sofá rasgou? Reforme-o e aproveite para mudar a estampa do estofado. A cômoda está caindo aos pedaços? Se você aplicar pátina ou um revestimento com adesivos florais nela, seu quarto vai adquirir um toque retrô.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


2. Mais verde

Publicidade


Pesquise as plantas ideais para ambientes fechados, e escolha as que mais lhe agrade. Compre alguns vasos ornamentais de acordo com o estilo do ambiente, e espalhe verde em cantinhos, mesas de centro e varanda. Jardins verticais estão em alta e ainda refresca o ambiente. Dê charme à cozinha, terraço ou área de serviço, criando uma pequena horta com temperos e ervas aromáticas. As plantas dão mais alegria ao ambiente.


3. Pintura nova nas paredes

Publicidade


Parece que não, mas uma simples pintura pode transformar sua casa. Se você gosta de cores, escolha a mais adequada para cada ambiente. No quarto, nada de colocar tons escuros ou intensos, já que as cores podem interferir na qualidade do sono. Mas se a preferência é por paredes brancas, vale destacar apenas uma usando uma cor diferente. Pode ser o hall de entrada ou a parede atrás do sofá. Coloque alguns quadros nela e seu espaço ganhará mais requinte.


4. Adornos nas paredes

Publicidade


As paredes ganham um toque diferente com alguns quadros que podem ficar presos ou apoiados sobre móveis. Coloque dois ou mais quadros numa mesma linha ou agrupe-os de forma harmônica. Adesivos também estão em alta e são bastante utilizados por decoradores. Ficam ótimos para quarto infantil, cozinha, banheiro e também na sala. Procure escolher motivos estilosos. Outra maneira de enfeitar o ambiente são as esculturas de parede, em madeira ou gesso. Algumas são vazadas e a cor do fundo cria uma composição interessante. Ficam lindas e dão elegância ao ambiente!


5. Texturas

Publicidade


Mudar um canto trabalhando a parede é algo rápido e sem muito investimento, mas com grande efeito. Existem tintas especiais que criam texturas ao serem aplicadas. Você mesmo pode fazer. Se quiser, pesquise outras técnicas na internet, pois existem diferentes recursos para texturizar, como gel acrílico, massa, escovão, rolos e pincéis. Além da tinta, você pode mudar a parede com placas de plástico (polietileno), que simulam tijolinhos, pedras e pastilhas. A colocação é feita com cola especial e para limpar é só passar um pano umedecido.


6. Manta, capas e almofadas

Publicidade


Invista em pequenas ações. Mude a cor do sofá com uma capa pronta, daquelas próprias para encaixar. Outro recurso para deixar sua sala com um toque diferente é colocar uma manta bem estilosa sobre o sofá. Escolha um tecido e padronagem que valorizem a decoração. Depois, complete com almofadas em cores vivas, que contrastem com os móveis, iluminando o ambiente. Você pode não acreditar, mas as visitas notarão de imediato a mudança.


7. Crie cantinhos

Publicidade


Troque o estofamento de sua poltrona velha por padronagens listradas, florais ou bem vivas e coloque-a nesse ambiente. Ponha ao lado uma luminária com pé e você já terá seu charmoso cantinho de leitura. Áreas livres embaixo de escadas podem se transformar em um armário ou estante, colocando-se portas ou caixas coloridas. Se a parede está vazia e nada parece funcionar, complete o espaço com nichos vazados para armazenar DVDs.


8. Invente móveis


A penteadeira com pés rococó ganha uma pintura nova e se transforma em uma mesa de estudos. Uma porta de demolição bem trabalhada torna-se um painel com fotografias para colocar na parede. Caixotes de madeira viram mesinhas de centro, revistas velhas coladas umas às outras e envolvidas com um cinto afivelado se transformam numa criativa mesinha de canto. Construa estantes com paletes, invente tantas coisas quanto a sua imaginação permitir, mas sempre com bom gosto.


9. Acrescente objetos de decoração


Na trilha das pequenas mudanças, inclua os objetos para decorar. Eles dão estilo ao ambiente e enfeitam estantes, aparadores, mesinhas de centro ou de canto. Vale sair para garimpar antiguidades em feiras ou procurar em lojas de decoração itens com preços acessíveis. Feiras de artesanato também costumam ter peças interessantes e os preços podem ser negociados direto com o artesão. Objetos com formas geométricas metalizados, potes de cerâmica, relógios antigos e velas perfumadas são algumas peças que os decoradores geralmente usam para enfeitar.


10. Use e abuse de cestos e ganchos


Pare de reclamar que seu banheiro está velho e sem graça. Arregace as mangas e vamos às mudanças. Comece comprando uma pequena prateleira, de preferência branca que combina com qualquer tipo de parede. Prenda-a e coloque alguns ganchos por baixo, para pendurar toalhas de rosto ou de mão. Saia em busca de cestos de vime em lojas de decoração. Alguns vêm com forros coloridos, que dão um charme a mais. Coloque-os sobre bancadas ou estantes sob a pia do banheiro. Use-os para guardar papel higiênico ou toalhas. Seu banheiro ganhará muito estilo.


11. Aplique tecidos


Uma forma rápida de reinventar sua casa é colar tecidos nas paredes e até em móveis. Com preços acessíveis e estampas diferenciadas, esse recurso versátil conquista cada vez mais adeptos. O importante é verificar a área a ser trabalhada. Em lavabos, prefira os do tipo impermeáveis. Para um quarto, prefira estampas suaves que proporcionam aconchego. Listras largas e florais pastéis são bastante utilizadas. No living, os linhos dão um toque rústico e sofisticado. Aproveite e estilize as cadeiras da sala de jantar. Procure coordenar os padrões, observando cor de revestimentos, sofá, madeiras e tapetes.


12. Escolha os tapetes


Não há coisa mais gostosa do que pisar descalço sobre um chão acarpetado. O tapete representa exatamente isso: aconchego. E mais: dá acabamento aos espaços, ressaltando os móveis. Há uma variedade de tipos, desde os mais em conta, até os importados, como os persas e egípcios. Escolha um que caiba no seu orçamento e combine com o estilo do ambiente, seja ele moderno, clássico ou rústico. A textura também fica a seu critério, mas as suaves agradam mais. E um detalhe importante: observe o piso, pois o tapete precisa estar coordenado a ele.


13. Troque as cortinas


Na correria do dia a dia, muitas vezes a gente nem percebe que algo na casa já está em fim de linha. Geralmente, as cortinas são lavadas e recolocadas diversas vezes, sem que se dê conta de que já está na hora de aposentá-las. Mas a renovação traz outro frescor à casa. As brancas são as mais escolhidas pelos designers de interiores. As de linho dão elegância e requinte ao ambiente. Prefira tons neutros que não "cansam" a vista e combinam mais facilmente com paredes, móveis e objetos decorativos.


14. Inclua cabeceira na cama box


O quarto é um espaço de relaxamento e aconchego, por isso a pintura deve ser suave para não interferir no sono. E para deixar o espaço ainda mais acolhedor e moderno, não pode faltar a cabeceira. As camas box, mais usadas atualmente, vêm sem ela, o que prejudica o acabamento da decoração. Para deixá-la mais bonita e confortável sem gastar muito, faça uma cabeceira estofada. Há ainda a alternativa de usar madeira laqueada ou adesivos que imitam cabeceiras. Você notará a diferença que essa peça dará a seu quarto!


15. Faça mudanças no banheiro

Geralmente, os banheiros são pequenos, então são mais fáceis e mais em conta na hora de qualquer mudança. Você pode pintar os azulejos com outra cor ou aplicar pastilhas em uma parede. E nem precisa quebrar nada, pois é possível comprar pastilhas para serem coladas sobre o revestimento existente. Outra pequena mudança, mas que dá um efeito enorme é rebaixar o teto com gesso. Coloque pontos de luz embutidos e seu banheiro ficará perfeito. Para completar, compre potes de vidro, encha com sabonetes e enfeite a bancada. (Fonte: eHow Brasil)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade