Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Estilo

Confira o que é tendência em iluminação e transforme qualquer ambiente

Redação Bonde
30 ago 2016 às 11:01
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A iluminação tem o poder de transformar qualquer ambiente, seja ele residencial ou comercial. Não por acaso, ela é considerada um dos pilares na arte de decorar. Após as mostras da Casa Cor de todo o país e a 15ª edição da Expolux (Feira Internacional da Indústria da Iluminação), realizada entre 28 de junho e 02 de julho 2016, muitas novidades estão agora chegando ao
mercado. Confira abaixo as tendências do setor explicadas por Daniele Bagatoli, sócia da Luna Luce Iluminação e pós-graduada em Iluminação e Design de Interiores.

Estilo industrial e cores metalizadas

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em destaque entre as tendências, o estilo industrial e os tons metalizados aparecem em produtos de quase todas as marcas. São peças em cobre escovado, cobre brilho, folha de cobre, prata e dourado, cores que dão um toque de modernidade e sofisticação aos ambientes. "A mistura desses tons metalizados com o preto ou o branco também aparece com frequência. Algumas marcas apostam ainda na cor Marsala", conta Daniele.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


Lâmpadas Retrô

Publicidade


Outra presença marcante são as lâmpadas com estilo retrô, também chamadas de "Edison Light Bulb" ou lâmpadas de Edison em português. "Feitas com filamento de carbono e vidro âmbar, elas estão muito em alta, e, apesar de serem lâmpadas que por si só já decoram os ambientes, o mercado lançou também vários modelos de luminárias, com vidro ou corda, por exemplo, para
serem usadas com elas. Com consumo semelhante ao das incandescentes, possuem temperatura de cor de 2300, que puxa para o laranja. Na verdade, a eficiência luminosa não é o forte delas, mas sim o seu apelo decorativo", complementa.



Cristal renovado

Publicidade


Os cristais, segundo ela, continuam em alta, mas agora, além de aparecerem nos lustres de estilo clássico, são encontrados em peças com design diferenciado. "Há muitos lançamentos de peças com design mais moderno, as quais combinam com diferentes estilos de ambientes e reacendem a paixão pelos cristais", diz a especialista.


Fitas de LED

Publicidade


Apesar de já aparecerem no mercado há alguns anos, iluminando prateleiras de mobiliários, as fitas de LED são agora uma tendência bem forte, quase unânime em projetos. "Hoje, quando vemos uma estante sem fitas de LED parece que está faltando alguma coisa no mobiliário. Além de iluminar, elas oferecem um efeito sofisticado. Praticamente todos os profissionais parceiros da Luna Luce têm incluído em seus projetos pelo menos um móvel com iluminação embutida"", garante Daniele.


Perfis de LED

Publicidade


Os perfis de LED, que podem ser embutidos ou sobrepostos em paredes ou tetos, também são tendência e substituem o trabalho de sancas de gesso. "Eles vêm sendo muito utilizados porque não é preciso fazer um gesso trabalhado para colocar os perfis, podendo utilizá-los diretamente na parede ou no teto. Além disso, o efeito de barras lineares iluminadas que eles dão é muito bonito", explica a especialista.


Fitas neon

Publicidade


As fitas Neon não ficaram de fora. Versáteis, geram efeitos luminosos diversos, e, por isso, são uma ótima opção decorativa. "Elas vêm sendo muito utilizadas em projetos de fachadas e letreiros, tendência iniciada ano passado e reforçada neste ano", acrescenta Daniele.


Vidro, couro e a mescla de materiais

O vidro trabalhado voltou com força total, inspirado em peças vintages. "Lindas, essas luminárias são releituras de peças dos anos 1950 e 1960, mas aparecem ainda mais bonitas com vidros cor de âmbar desenhados. As luminárias com vidros metalizados em cobre, bronze e prata também são destaque em quase todas as marcas. Muita sofisticação também em abajures e pendentes produzidos em couro e peças mesclando alumínio e madeira ou vidro", finaliza Daniele.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade