Se acomodar duas crianças em um quarto já é uma tarefa difícil, imagina então decorar um cômodo para os três filhos? Segundo a designer de interiores, Elisângela Silva, do blog Elisângela Interiores, uma boa maneira de economizar espaço é apostar nas bicamas ou triliches, mas nem sempre a ideia agrada as mamães. Como a cama de baixo fica muito próxima ao chão, as crianças com alergia ou problemas respiratórios podem sofrer com a poeira.
A solução então é tentar outros móveis funcionais. A cama beliche também ajuda a compor espaços pequenos e pode ganhar adaptações criativas, com formas e escadas diferentes. Caso opte pelo modelo tradicional, uma roupa de cama colorida ajuda a transformar o móvel. Outra boa saída é apelar para os móveis planejados. Na imagem abaixo, por exemplo, um mesmo móvel contém três camas e até um gaveteiro. Há ainda a opção de colocar uma das camas em cima de uma prateleira ou até escrivaninha.
Se o quarto for mais largo, os modelos que exploram o espaço vertical podem ser deixados de lado e as camas tradicionais entram em cena. Dispor as camas em forma de "U", dá a impressão de um móvel só e deixa um espaço entre os móveis para os pequenos brincarem. No exemplo da foto, os gaveteiros colocados junto com as camas também ajudam a economizar espaço e deixar mais lugar para a circulação.
Leia mais:
Máquina de lavar chega a 68,1% da população, mas 65 milhões ainda não têm
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Já ambientes compridos podem ganhar três camas lado a lado. Bancadas, escrivaninhas e prateleiras podem ser colocadas na frente da cama e usadas para estudo ou decoração.
(Fonte: Elisângela Interiores)