Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Economia no bolso

Confira sete dicas para economizar gás de cozinha

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
15 jul 2019 às 10:13
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


O mês de julho é sempre marcado pelas férias escolares, período em que as crianças estão em casa, recebem os amigos e ficam muito ativas. Por este motivo, essa época também pode ser um pouco mais pesada para o bolso das famílias, pois inclui aumento nos gastos com alimentação, energia elétrica, água, entre outros itens cotidianos.

Outra despesa que também preocupa bastante os consumidores é a do gás de cozinha, um item que vem aumentando constantemente nos últimos anos. A última elevação do valor aconteceu no início de maio, com o acréscimo de 3,4% anunciado pela Petrobrás.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Economizando na hora de cozinhar

Leia mais:

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina

Imagem de destaque
15 de março

Onda de calor põe ar-condicionado como destaque no Dia do Consumidor

Imagem de destaque
Balanço

Vendas de novos imóveis batem recorde em 2023 com Minha Casa, Minha Vida

Imagem de destaque
Saiba mais

Luana Piovani coloca apartamento em São Paulo à venda por mais de R$ 2 milhões


É possível fazer com que o botijão de 13kg dure mais para dar conta das refeições dos pequenos durante as férias. Confira algumas dicas produzidas por especialistas do aplicativo Chama (uma ferramenta que ajuda na hora de escolher o produto mais barato comparando os preços das distribuidoras de gás que estão mais próximas da residência do consumidor) para economizar no uso do botijão de gás:

Publicidade


1 - Preaqueça o forno pelo tempo necessário: alguns alimentos, como assados, requerem o preaquecimento do forno, mas não é preciso fazer isso por um longo período. Geralmente 10 minutos antes a 200 ºC fará com que a temperatura fique média e ideal para boa parte dos alimentos.


2 - Use panelas proporcionais à boca do fogão: o uso da panela deve ser equivalente ao tamanho da boca do fogão ou há desperdício de gás, pois parte do calor gerado acaba passando para o ar e não para a panela.

Publicidade


3 - Use o vapor: enquanto cozinha outros alimentos, é possível utilizar o vapor do preparo colocando uma escorredeira metálica sobre a panela para cozinhar legumes.


4 - Atenção com as chamas: se elas surgirem amareladas ou alaranjadas, é sinal que os bocais não estão funcionando devidamente - o que implica no maior gasto de gás. O ideal é que as chamas sejam azuis.

Publicidade


5 - Use a tampa da panela: o preparo de pratos como macarrão, por exemplo, permite que o cozimento seja feito com o fogo desligado ao usar a tampa. Para isso, basta deixar a água ferver, adicionar a massa, desligar o fogo e tampar.


6 - Forno fechado e cheio: abrir e fechar a porta do forno muitas vezes é a receita para o desperdício de gás. Tente observar os alimentos utilizando a luz interna e, sempre que possível, asse mais de um alimento ao mesmo tempo.


7 - Corte em pedaços menores: alimentos cortados em partes pequenas cozinham mais rápido, fazendo com que o gás seja menos utilizado.

Seguindo as dicas acima e sempre comparando os preços das revendedoras de gás, o valor do botijão de gás pode deixar de ser uma grande preocupação nesta época do ano, assim, sobra aquele dinheirinho para uma possível viagem ou aquele momento de lazer com a família.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade