Elas estão para a decoração assim como os acessórios estão para a moda. Não importa se são estampadas, listradas, lisas ou até mesmo com arabescos – formas geométricas que se assemelham a animais e plantas. As almofadas completam o visual de um ambiente e, com a escolha do estilo certo, você ainda dá cara nova à casa sem gastar muito dinheiro.
Pode-se, por exemplo, trocar apenas a capa para proporcionar uma mudança no visual, gastando bem menos do que na compra de uma almofada nova. Os formatos podem ser os mais variados possíveis: quadrados, retangulares ou mesmo diferenciados, como o de coração. Os tamanhos também não obedecem a um padrão: há de 45 cm x 45 cm, 50 cm x 50 cm ou 38 cm x 70 cm... Você é quem decide.
Os decoradores têm apostado em composições mais contemporâneas de almofadas, em que a regra é não seguir qualquer norma preestabelecida. Nessa linha, vale investir em um mix de peças com tamanhos, cores e tecidos diferentes. Quanto mais ousadia, mais moderno.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
No entanto, se você é do tipo que não abre mão da harmonia e do tom sobre tom, uma sugestão para dar unidade é escolher dois ou três cores predominantes. Assim, as almofadas podem ser diferentes, mas devem conter um desses tons em suas estampas.
"Se o sofá for neutro, você pode apostar em uma almofada de cor mais forte, combinando com o tom da parede ou de uma poltrona, por exemplo", explica a designer de interiores Daniella Stecconi, de São Paulo. Além disso, a clássica composição de várias almofadas no mesmo tom ou um pouco mais claras ou escuras que o sofá nunca sai de moda. O linho está em alta, da mesma forma que os tecidos mais encorpados, como a sarja e o brim, com estampas em baixo relevo. Os bordados com ouro, pedras preciosas e semipreciosas beiram as obras de arte e ficam deslumbrantes forrando almofadas.
Cores e estampas divertidas ajudam a quebrar o tom sóbrio de um cômodo
Com a sua cara
Almofadas com fotos e imagens são outras opções para dar aquele toque personalizado à decoração. Sabe aqueles parentes distantes que você quase nunca vê, a não ser naquela foto no computador? Saiba que já existem várias lojas que imprimem as imagens que você quiser e entregam as almofadas prontas para serem levadas para casa. Peças de 45 cm x 45 cm saem a partir de R$ 35, em média.
Uma boa ideia é recorrer a artesãos e encomendar almofadas pintadas à mão. Nesse caso, elas podem ser de algodão, de fibra de linho ou de seda e são produzidas com tinta à base de água de alta resistência. Técnicas como a batik, de origem indonésia, que consiste no tingimento em tecido artesanal, também são bem-vindas, assim como bordados e apliques de crochê, que são de baixo custo e dão um toque superpessoal às peças.
"Para quem gosta de exclusividade, esses são ótimos recursos, porém, essas almofadas nem sempre combinam com uma decoração clássica e são mais difíceis de compor com outras peças similares", ressalta a decoradora de interiores Suzana Schermann, de São Paulo.
Se você tiver um decorador, a tarefa pode ficar ainda mais fácil. Algumas lojas, como a Le Lis Blanc, presente em várias cidades do país, emprestam peças para que você, acompanhado do especialista, leve-as para casa e verifique mais de perto se combinam com a decoração do ambiente.
Almofadas ajudam a compor a decoração e renovam o ambiente. Aposte em cores vivas para combinar com estofados neutros
Capas e manutenção
Para escolher as cores, estampas e tecidos das capas das almofadas e renovar o astral da casa, a dica é se pautar na estação do ano. "Na primavera/verão, a proposta é deixar o ambiente mais alegre, com cores vibrantes, estampas florais e misturar texturas para ficar mais aconchegante", diz a designer de interiores e proprietária do Estúdio Glória, em São Paulo, Karina Arruda.
A estação mais quente do ano pede cores vibrantes, como pink, laranja e vermelho. Quanto aos tecidos, invista na seda e na sarja, curingas das almofadas. Já no inverno recomendam-se tecidos mais pesados. "O veludo continua, mas há também a lã, os brocados, os bordados e os pelos, que têm uma aparência quentinha e aconchegante", comenta. As cores? "Preto, vinho, marinho e marrons. Por sua vez, as estampas que mais combinam são as xadrezes, o cashmere e os adamascados com brilho metalizados", conclui Karina.
Atenção: as capas de almofadas devem ser lavadas uma vez por mês, seguindo a orientação de cada tecido quanto à maneira de lavar, enxaguar e secar. Já as almofadas que não têm capa devem ser lavadas em lavanderias especializadas. Para quem tem alergia à poeira, o melhor é colocar as peças em um saco plástico fechado e deixar por 24 horas no freezer. A baixa temperatura acaba com os ácaros.
Outras dicas
Cuidado com paetês, canutilhos e miçanguinhas. "Eles são bons de ver, mas são desconfortáveis ao toque", diz Karin Killingsworth, da Arte Markante.
Sol, vento e chuva exigem que as almofadas sejam de fibras naturais e tecidos impermeáveis nas áreas externas. Caso contrário, a vida útil fica bem reduzida.
O recheio de pluma sintética deve ser calculado para que a almofada não pareça nem muito murcha nem muito cheia. "Nesse caso, ela fica desconfortável e acaba empurrando o convidado para fora do sofá", diz a decoradora Suzana Schermann.
Lycra, algodão e sarja são perfeitas para uma sala de estar porque além de confortáveis são fáceis de combinar.
O tamanho de 50 cm x 50 cm é proporcional à maioria dos sofás. Para poltronas, aposte nas almofadas retangulares conhecidas como rinzeiras (que descansam os rins), que costumam medir 50 cm x 30 cm. (*Fonte: Vital/Unilever)