Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Forte no mercado

Conforto acústico é a nova tendência no Brasil

Redação Bonde com Assessoria de imprensa
04 mai 2017 às 15:24
- Divulgação/Trisoft
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Grandes cidades, construções, geradores, elevadores, ar condicionados, é até difícil enumerar tudo que causa ruído e pode interferir na nossa qualidade de vida, sem que notemos. "A acústica é negligenciada no Brasil", afirma Maurício Cohab, diretor da Trisoft, maior fabricante de produtos feitos com fibra de garrafas PET da América Latina. "Do zum zum zum em restaurantes à dificuldade de ouvir o professor em sala de aula, por exemplo, quase todo ambiente com muitas pessoas prescinde de um tratamento acústico adequado, é uma questão de qualidade de vida", garante Maurício.

Segundo o diretor é importante pensar na necessidade do tratamento acústico nas construções que participa constantemente de projetos de cunho educacional, ambiental e tudo que possa incentivar a discussão do assunto e a mudança de práticas no mercado imobiliário e de decoração.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Um dos mais recentes rendeu a Débora Barretto, arquiteta especializada em Acústica, sócia e diretora da Divisão da Acústica da Audium, o prêmio Professor Modelo Kroton, pelas propostas definidas e já colocadas em práticas na UNIME Lauro de Freitas, como a dos alunos Alejandra Kirwood e Andre Fraga.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


Segundo Débora o tratamento acústico em sala de aula promove boa compreensão da fala, maior atenção e fixação do conteúdo, aula mais tranquila e produtiva, aumento da criatividade, estímulo ao trabalho em equipe, um ambiente saudável para alunos e professores e menos afastamento por doenças, entre outros.

Publicidade


Ela explica que, com o projeto, foi atingido aumento de mais de 150% de concentração dos alunos em aula. "O trabalho que coordeno na UNIME é importante, sobretudo, porque os alunos desenvolvem na prática um projeto acústico e o semestralmente escolhido é colocado em prática. Ou seja, todas as etapas do processo são observadas, inclusive a posterior ao projeto, quando realmente é possível sentir e comprovar a melhoria na qualidade de vida dos usuários do ambiente", ressalta Débora.


Alejandra Kirkwood, uma das alunas responsáveis pelo projeto que utilizou os materiais da empresa, explica o processo: "desde que vimos fotos das nuvens acústicas, o desejo por aquela estética prevaleceu. As etapas incluíram volumetria, cálculos para saber a quantidade de painéis necessários para atender ao conforto acústico da sala de aula e o tipo de imagem que poderia ser estampada nas nuvens de uma forma tal que não prejudicasse a atenção e rendimento dos alunos".


Isso porque produtos acústicos permitem ser estampado em ambos os lados. No caso do projeto, foi escolhido o produto na cor cinza para maior acomodação também visual na sala de aula. Alejandra conta: "trabalhar com as nuvens em níveis distintos foi uma maneira que encontrei para trazer ritmo à uma sala de aula tão monótona, mantendo a tonalidade de cinza escuro mais alta para aparentar maior profundidade no pé direito da sala".

Para Maurício Cohab, participar desse tipo de iniciativa incentiva ainda mais a importância do conforto acústico: "só assim, na prática e mostrando os benefícios, faremos com que o assunto deixe de ser considerado como supérfluo e meramente coadjuvante, e se torne parte integrante de todo projeto arquitetônico e decorativo", enfatiza o empresário.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade