Algumas pontes, além de unir um lugar ao outro, são incríveis obras de arte que atraem turistas de todo o mundo. Ao atravessá-las, os pedestres adquirem uma experiência positiva. Veja abaixo as pontes mais criativas construídas em diversas partes do mundo.
Langkawi Sky Bridge, Malásia
A 700 metros do nível do mar, esta ponte dá a sensação de estar caminhando no céu.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Moses Bridge, Holanda
Uma ponte elegante e única, que se integra com o espaço envolvente, sem o estragar. Ficou conhecida como Ponte de Moisés em homenagem à passagem bíblica em que, graças à ação de Móises, os israelitas cruzam o mar vermelho.
Lego-Brücke, Alemanha
Com recurso de paineis coloridos, o artista de rua Megx cria a sensação de estar vendo uma ponte de brinquedo, feita de peças LEGO.
Tianjin Eye Bridge, China
Sobre o rio Hai, em Tianjin, na China, esta ponte abriga a quarta maior roda gigante do mundo! Movida a energia elétrica, tem 48 compartimentos para passageiros, com capacidade para 8 pessoas em cada um deles. A roda leva 30 minutos para dar a volta, o que significa que, em uma hora, ela leva um máximo de 768 passageiros.
Pontes naturais de Meghalaya, Índia
Meghalaya, na Índia, é um lugar frequentemente assolado por chuvas torrenciais, que chegam aos 15 metros por ano. Por isso os habitantes decidiram que em vez de construir pontes, iriam cultivá-las. O processo é feito recorrendo às raízes da Ficus Elastica, uma espécie de figueira, que os habitantes fazem crescer entre as margens dos rios. Como elas estão vivas, vão ficando maiores, cada vez mais fortes e seguras, chegando a suportar mais de 50 pessoas.
Ponte Aquífera de Magdeburgo, Alemanha
É a maior ponte aquífera de toda a Europa, cruzando o rio Elba e conectando dois grandes canais da Alemanha.
Ponte Mapo, Coréia do Sul
Conhecida por servir para um elevado número de suicídios, esta ponte na Coréia do Sul foi alvo de uma curiosa ação publicitária: foram instalados sensores no gradeamento, para que luzes se ligassem de cada vez que passava um pedestre. Nas calhas iluminadas aparecem então pequenas mensagens, como se a ponte estivesse falando para as pessoas. Imagens, frases ou símbolos inspiradores, piadas ou letras de música reconfortantes, tudo para que as pessoas sintam mais amor à vida. Depois da ação, a taxa de suicídio na ponte baixou 85%
Solar Wind
É ainda um projeto, mas merece lugar na lista por ser uma ótima ideia – uma ponte com geração de energia limpa. Pensada por designers italianos, esta ponte com 26 turbinas eólicas é capaz de produzir mais de 40 milhões de kW/h de eletricidade por ano. Além das turbinas, a ponte conta com captação de energia solar.
Ponte flutuante, Paris
Um concurso lançado pela AZC apresentou ao mundo esta ponte flutuante, que provavelmente nunca passará de um projeto, até por questões de segurança, mas que é bem divertida e criativa. O rio que passa por baixo é o Sena, em Paris. (Fonte: Hypeness)