Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Bonitas e funcionais

Conheça benefícios e vantagens das telhas de concreto

Redação Bonde
11 jun 2013 às 10:34
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Antigamente, o telhado tinha apenas a função de proteger a estrutura de uma obra. Hoje, no entanto ganhou design e beleza, conferindo um estilo diferenciado ao exterior da edificação. Essa mudança na funcionalidade se deve, em grande parte, a diversidade e às múltiplas cores oferecidas pelas telhas de concreto. De acordo com especialistas, esse artefato cimentício têm vários benefícios e está conquistando cada vez mais o mercado.

Uma das principais diferenças entre as tradicionais telhas cerâmicas e as modernas telhas de concreto é a ampla cartela de cores. A variação vai dos tons de cinza, até os coloridos, como vermelho, laranja, amarelo e verde, por exemplo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mas os benefícios das telhas de concreto vão além da beleza arquitetônica. Elas também são mais fortes e resistentes. Para Fabio Pires, diretor da Camargo Química, empresa que desenvolve aditivos para concreto, a qualidade e a resistência desse material são superiores às de cerâmica devido aos materiais utilizados e suas formas – que são padronizadas, garantindo um encaixe perfeito e melhor alinhamento. "O peso da resistência é de no mínimo 240 quilograma-força (kgf), enquanto as telhas de cerâmica possuem apenas 130 kgf. Isso torna o material mais forte e com menos possibilidade de quebra durante o transporte e instalação", explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


Pires ainda destaca que por causa do processo de fabricação e também dos materiais usados, esse modelo possui maior impermeabilidade para evitar infiltração de água. O desempenho térmico é outro fator que se sobressai em relação às cerâmicas. As cores claras das telhas de concreto proporcionam maior conforto térmico, principalmente em regiões de muito calor. Na comparação de peso, a unidade de concreto é mais pesada que a de cerâmica. Mesmo assim, para cobrir um telhado utilizam-se menos unidades de telhas de concreto do que de cerâmica, desta forma o peso final de ambas será o mesmo.

Publicidade


Reprodução
Reprodução


Normas técnicas


Antes de decidir qual modelo de telha usar na obra, Pires ressalta que é fundamental conhecer as normas desse material, estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, além de ter apoio de profissionais especializados. "Cada tipo de telha exige um determinado grau de inclinação. É preciso respeitar esse grau para que a instalação seja perfeita e não haja problemas futuros, como ter telhas arrancadas pelo vento ou entrar água da chuva na edificação. As telhas de concreto, por exemplo, precisam de, no mínimo, 30% de inclinação do telhado", explica.


Produção das telhas

As telhas de concreto são feitas com a mistura do cimento de alta resistência, areias e agregados (finos, médios e grossos), e também com a adição de água – a quantidade varia de acordo com o produto desejado. Nessa mistura homogênea são acrescentados os pigmentos coloridos, que dão a coloração às telhas. Depois, o material é levado à estufa de vapor e moldado no formato desejado.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade