A Coral, marca do grupo holandês AkzoNobel, lançou em novembro o Colour Futures 2010, estudo mundial sobre tendências e desenvolvimento de cores. Fruto de uma pesquisa sobre diversos fatores da sociedade como arquitetura, design, artes, cultura, moda, realidades política e econômica global, o estudo apresenta o tom "Céu Californiano" como a cor que guiará 2010. O estudo destaca ainda cinco tendências de estilo traduzidas em paletas de cores.
De acordo com o estudo, o tom de azul claro, o "Céu Californiano" simboliza horizontes infinitos, novos começos e energias renovadas. A cor, que pode ser associada a céu amplo, frescor da brisa e ar puro, é caracterizada pelos especialistas como otimista e com capacidade de oferecer sensação de pureza e bondade. "Tons de azul claros e etéreos como a cor de 2010 são reconhecidos por serem refrescantes, reconfortantes e liberadores, além de oferecerem grande auxílio no combate à tensão, cansaço físico e exaustão", explica Paola Vieira, gerente global de cores da AkzoNobel e integrante do time internacional de oito especialistas do Colour Futures.
As características da cor "Céu Californiano", considerada a melhor representante do estado de espírito do próximo ano, estão associadas à mensagem-chave do Colour Futures 2010: Recuperação. A palavra remete ao atual estado de espírito da sociedade, que se direciona a um papel mais ativo do indivíduo.
Leia mais:
Máquina de lavar chega a 68,1% da população, mas 65 milhões ainda não têm
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
"Acreditamos que em um momento de incertezas quanto à economia, política e meio ambiente, a ideia é que as pessoas passem a valorizar mais os amigos, a família e as comunidades locais, além de cuidarem do planeta em prol de um futuro saudável", diz Benito Berretta, diretor de marketing da AkzoNobel.
Segundo o estudo, "Recuperação" oferece a todos a oportunidade de rever, criar melhor, aperfeiçoar o que já existe, recuperando o sentimento de sabedoria coletiva para o futuro. E é justamente dentro desse contexto que a equipe de especialistas do Colour Futures identificou cinco temas predominantes em 2010 - e suas respectivas coleções de cores: Espaço Silencioso, Fantasia Fluida, Convicção Fundamental, Espírito Livre e Doce Lembrança.
Espaço silencioso
O tema aponta uma nova tendência de consumo dirigida ao que realmente tem valor em contraposição ao modismo - a sociedade já não se sente mais tão atraída pelas ilimitadas possibilidades de escolha. Este novo enfoque dado ao consumo realça conceitos e manifestações até então deixadas de fora, em um período de busca pelas manifestações mais óbvias do luxo, como poesia e mistério. Segundo o Colour Futures, esta nova independência de estilo deve recuperar um sentido real de beleza criativa e de escolha pessoal.
A característica predominante desta paleta é uma alquimia esfumaçada - sutil, subentendida e plena de cores atmosféricas que intrigam o olhar e alimentam a alma. Em contraste a uma paleta de tons espaciais de azuis escurecidos, verdes-azulados e cinzas minerais, cores individuais podem tornar-se um foco bem definido dentro do ambiente.
Fantasia fluida
O esgotamento dos recursos do planeta está nos encorajando a procurar materiais não-naturais de maneiras inovadoras. Para essa nova atitude, bastante sintética, torna-se essencial a colaboração entre as diferentes indústrias. Segundo o estudo, este estado de fluxo é uma característica que define o presente - a sensação de movimento constante, de transição e de trabalho em andamento. A rápida evolução da tecnologia e a construção gerada a partir da informática permitem que as mais complexas formas e superfícies sejam criadas por meio dos mais modernos processos de fabricação, antes desconhecidos.
Esta paleta é de tons frescos e acres que parecem cintilar, fluir e brilhar, como também se movimentar de uma maneira alegre e desenfreada. Aqui as tonalidades são intensas, efervescentes e futurísticas - vermelhos sólidos e saturados fazem contraponto com rosa-pink, amarelo e turquesa em tons luminosos e pulsantes. Tons pastéis vívidos e quase fluorescentes, de energéticos efeitos óticos, explodem e irradiam.
Convicção fundamental
O estudo notou uma realidade na qual a diferença entre o falso e verdadeiro está se tornando cada vez mais confusa, provocando uma carência imensa no sentido de recuperar a noção de confiança. Inocência e razão estão sendo redescobertas num momento em que os valores existentes são desafiados. A mesa de refeições tornou-se uma metáfora visual para um novo desejo por verdade e simplicidade - qualidades que estão sendo vistas como universais e duráveis em um mundo de mudanças cada vez mais frenéticas.
Paleta de cores: os tons nos fazem lembrar grãos, ervas e flores medicinais - tons sutis que evocam um estilo de vida autêntico. Tons como o pálido da rosa selvagem, o dourado da casca da árvore, o verde musgo e argila suave fazem alusão aos corantes naturais e aos pigmentos da terra. Cores que possuem caráter e personalidade, quase além da moda, são atemporais, descontraídas e harmoniosas.
Espírito livre
Este tema simboliza individualidade, enfrentar sozinho a multidão, ousar ser diferente ou até mesmo um pouco rebelde. Os verdadeiros artistas e aqueles na vanguarda da moda sempre demonstraram um sentido peculiar de expressão pessoal e de pensamento à frente dos demais. Na medida em que nos empenhamos na recuperação da verdade contra as estereotipias, o nosso desejo de ser diferente volta a emergir.
Estas atitudes não-convencionais resultam numa paleta com atitude e afirmação - combinações de cores surpreendentes desafiam nossa percepção de coordenação usual e acomodada. Plásticos brilhantes se misturam tranquilamente e sem restrições com tonalidades terrosas; cores claras em tons pastel se juntam a tons reduzidos e sutis. O resultado é uma combinação que sugere atmosfera e imagem alternativa de cultura popular urbana e uma vitalidade alegre e otimista.
Doce lembrança
Hoje estamos no processo de revisitar os clássicos a fim de recuperar nossa cultura e história e compreender melhor onde nos encontramos no momento presente. Precisamos achar um contexto para nossas vidas e para nossa criatividade que possa ser direcionado para a flexibilidade criativa. Brincar com ícones do passado, reeditando e recontextualizando-os, trazendo-os ao presente, faz com que consigamos compreender e expressar melhor nossa herança cultural. Esta recuperação histórica do design nos fornece uma oportunidade de reformular nosso futuro e seguir em frente com humor e graça.
O calor desta paleta bem feminina é reconfortante, tranquilizante e reflete uma imagem de suave elegância - enquanto recebe vivacidade e um foco atual através da soma de tons profundos e icônicos, como cinza estanho, bronze esverdeado, vermelho laca e ouro velho.
A cor do ano na decoração
Onde usar? "A cor "Céu Californiano" é um azul pálido e aéreo, capaz de levar uma sensação de frescor, claridade e espaço a qualquer ambiente da casa", diz Paola Vieira. Por essas características, o tom pode ser bem utilizado em espaços como copa/cozinha, salas de estudo, quartos etc.
Como combinar? "Céu Californiano" é uma cor muito fácil de conviver e pode ser combinada com cores mais vibrantes, funcionando bem como contraponto.
Outra opção é a combinação simples e sofisticada com o branco. Um bom exemplo seria utilizar o tom "Céu Californiano" nas paredes combinado com móveis brancos para obter um ar moderno e fresco. Detalhes em turquesa brilhante, como vasos e abajours, podem imprimir ainda mais energia e criar pontos de foco no ambiente.
Vale destacar ainda que acessórios feitos em materiais translúcidos ou transparentes acentuam a sensação de espaço criada pela cor "Céu Californiano". Já materiais como vidro, metal e laminados brilhantes dão um ar mais moderno e refinado ao ambiente, especialmente em áreas como copa e cozinha.