Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Acessórios

Conheça vantagens de integrar cortinas e persianas

Redação Bonde
16 nov 2011 às 11:10
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Geralmente o que se vê no ambiente é a cortina ou a persiana. Mas quem disse que não se pode ter as duas opções em um mesmo espaço? A integração desses dois acessórios traz possibilidades como: vedar totalmente a entrada de luz, integrar ou dividir espaços.

Visando explorar todas as vantagens das cortinas e persianas, as arquitetas Patrícia Guerra e Roziane Faleiro, da Faleiro Guerra Arquitetura, desenvolveram o projeto de um quarto em que unem esse dois itens. "Existem diversos modelos, tanto de cortinas quanto de persianas, que permitem usos cada vez mais elaborados e que trazem muito conforto para seus usuários", defendem as profissionais. No projeto em questão, elas integraram as peças de forma que se complementam com harmonia, conferindo um ar chique e elegante. "O resultado estético da combinação entre a cortina e o reposteiro é incrível. O reposteiro fica apenas no lado direito da parede, além da beleza, essa opção aquece o espaço deixando-o aconchegante", avalia Patrícia. E completa: "já a persiana ganhou um papel mais funcional, ela veda a entrada da luz solar".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Roziane, aliás, faz questão de destacar as funcionalidades das persianas. "De diversos modelos e tecidos elas trazem inúmeras possibilidades de uso, a gosto do cliente. Têm-se a opção de deixar os vãos inteira ou parcialmente fechados, vedados ou transparentes. Esse material pode ser horizontal ou vertical, de aletas ou tecidos. As persianas geram aconchego. Mas a limpeza deve ser feita por empresas especializadas", alerta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


As cortinas também merecem atenção especial, como lembra Patrícia. "Empregadas com muita frequência, elas aquecem e valorizam os ambientes. Podem ser mais transparentes ou mais opacas. Normalmente, são fabricadas com um tecido neutro por estar fazendo a função de forro; propriedade que causa corpo ao conjunto. O ideal é que se utilize um tecido de 300 cm de largura. Os tecidos acrílicos e com poliéster são fáceis de manutenção e limpeza".



As profissionais da AKinteriores, Ana Karina Chaves e Klasina Norden, também apreciam o uso de cortinas e de persianas nos projetos de decoração. Elas citam algumas maneiras de usar esses elementos e dar um toque especial ao lar. "A persiana horizontal ao fundo com uma cortina de voil à frente deixa o espaço bastante bonito", opinam. Elas defendem, inclusive, o uso das peças nas cozinhas. "Para ambientes conjugados, com cozinha e copa, é permitido usar a persiana de material fácil de limpar, na cozinha. As persianas mais modernas possuem grande durabilidade, são de fácil colocação e acumulam menos pó, algumas inclusive vedam até o excesso de som externo".

As arquitetas da Faleiro Guerra, assim como as designers de interiores Ana Karina e Klasina, sempre utilizam persianas e cortinas em seus projetos. Segundo elas, a decoração ganha mais versatilidade. "Podemos vestir os ambientes, proteger o piso e os móveis da incidência direta de luz solar, garantir mais privacidade ao diminuir a luminosidade e outros. Sabendo adequar as diversas alternativas, dá para transformar os ambientes", garantem.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade