A importância das cores na decoração e a sua influência na vida das pessoas são perceptíveis quando se considera o tempo que essas pessoas passam dentro dos ambientes. A cor escolhida para pintar uma casa ou um cômodo, além de trazer uma sensação de limpeza e frescor, traz também uma vibração especial para o ambiente e para os que ali habitam. Entretanto, todo o cuidado é pouco na hora de optar pela cor das paredes, pois essa mesma cor pode influenciar ao intensificar sensações positivas e agradáveis ou não.
De acordo com Angela Chapper, gerente de Marketing da Futura Tintas, cada tonalidade provoca estímulos distintos em nosso sistema nervoso. "Isso afeta diretamente as emoções, humor e sensações de bem-estar. As cores, comprovadamente, podem transmitir muitas sensações boas: paz, relaxamento, energia e harmonia". Daí a importância da escolha de cores que reflita a personalidade de cada um.
Confira as dicas da Futura Tintas e da BP Arquitetura, parceira da indústria em projetos de decoração.
Leia mais:
Máquina de lavar chega a 68,1% da população, mas 65 milhões ainda não têm
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Cores quentes
Cores quentes como laranja, vermelho e amarelo transmitem calor e vigor aos ambientes, além de estimular o otimismo, a generosidade e o apetite. Por isso recomenda-se usá-las na cozinha, por exemplo. Para iluminar e aquecer o ambiente da sala de estar, nada como mesclar o trio branco, preto e cinzento com uma pitada de amarelo Sol de Verão, trazendo um estilo mais contemporâneo. O uso de espelhos favorece a multiplicação da luz, tornando o ambiente mais vibrante. Porém, por serem cores estimulantes, a utilização em quartos deve ser cuidadosa, pois podem prejudicar o sono e o descanso.
Cores frias
Cores mais frias ampliam o ambiente. Os tons de azul e verde transmitem frescor, esperança e tranquilidade, além de proporcionarem um ar mais leve e jovem. Em uma cozinha para um casal jovem, por exemplo, pode-se mesclar detalhes na decoração em azul-marinho e verde cítrico. Já as paredes transmitem leveza com uma tonalidade de azul claro. As cores Verde Kiwi e Lilás em listras de diversas espessuras podem ser utilizadas em um quarto infantil, por exemplo.
Cores claras
As cores claras também deixam os espaços mais amplos e leves. Para dar a sensação de amplitude no ambiente, prefira sempre os tons mais suaves e pastéis. As cores escuras, se aplicadas em todas as paredes, reduzem os espaços. Toques coloridos, flores de tonalidades marcantes podem complementar o cenário, trazendo mais vida e boas vibrações aos moradores, amigos e familiares.
Novos tons
Tonalidades como Berinjela, Alfazema, Cappucino são alguns dos lançamentos da Futura Tintas nesse ano. Para conferir sofisticação e ousadia a ambientes como sala ou quarto é aconselhável combinar uma cor suave no teto e nas paredes e um tom novo em apenas uma das paredes. Além dessas, outras sugestões da Futura são Tomate Seco, Tangerina, Azul Profundo e Chocolate na parede menor da sala ou do quarto, atrás do home teather ou da cabeceira da cama.
Em todos os casos, um dos segredos para destacar as cores é a boa iluminação, com boa reprodução de cores, como halógenas ou dicróicas, que deixam o ambiente mais relaxante. Vale ressaltar que a utilização de muitas cores alegres e vibrantes juntas pode causar confusão. "O contraste impactante, mas com número moderado de cores, é sempre a melhor solução" finaliza Angela Chapper, da Futura Tintas.