Seja época de férias ou não, muitos pais procuram atividades para realizar com seus filhos. Uma excelente oportunidade é redecorar o quarto das crianças, pois, além de ser um programa que você irá fazer com seu filho, a decoração do quarto dele pode influenciar nos estudos.
Para o professor Giba Alvarez, diretor do Cursinho da Poli, não há regras para a construção de um ambiente ideal. "Tudo depende do perfil de cada pessoa, o local pode contribuir ou até mesmo prejudicar os estudos. O interessante é que o estudante conheça seus próprios limites e dessa maneira faça a adaptação. O aprendizado acontece dentro de um ambiente acolhedor, ou seja, a pessoa deve estar à vontade para dedicar muitas horas à mesma coisa."
Mas algumas dicas são importantes, de acordo com a arquiteta e consultora da Futura Tintas, Anna Flávia Bueno. "Quando os pais forem decorar os dormitórios dos filhos precisam se atentar a alguns detalhes, para tornar o ambiente mais agradável e favorável ao estudo. Quando nosso cérebro capta as cores ele faz nosso corpo passar por diversas sensações impactantes e, dependendo da cor que detém, afeta não somente nosso humor, mas também nosso raciocínio", explica.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Um exemplo é o vermelho que, quando utilizado no ambiente de estudos é uma cor excelente. Já no local de relaxamento, não. "A cor é excitante e pode dificultar o descanso", afirma Anna Flávia.
Cores vibrantes, como o laranja e o amarelo, são estimulantes. "Essas cores que nos remetem à luz do sol e, automaticamente, fazem nosso organismo produzir o hormônio serotonina, nos trazem sensação de bem estar e estimulam o aprendizado. Os tons amarelos e dourados melhoram a confiança e a autoestima. São cores que, se bem trabalhadas, são perfeitas para um ambiente de estudo", aconselha.
Sobre as cores azuis e verdes, em tons mais suaves, Anna Flávia explica que estimulam a criatividade e a concentração. "Um ambiente com itens de decoração ou paredes em azul não é apenas relaxante, mas ótimo para o local de estudo, sendo uma boa opção para o dormitório de um estudante."
Além das cores, outro fator muito importante e indispensável para o quarto de qualquer pessoa - não só estudante - é a iluminação. "É muito importante estudar em um lugar bem iluminado, dentro de um ambiente arejado", afirma o professor Giba. "No local de estudo é preciso que haja uma ótima reprodução de cor e intensidade de luz e é indicado utilizar uma luz fria, pois é estimulante. Já na área de descanso o ideal é o oposto: uma intensidade de luz mais baixa e uma luz mais quente para ter um bom descanso", ressalta Anna.
Claro que os detalhes também contam e organização é essencial. Caixas organizadoras, prateleiras, gavetas e armários são importantes para ter os materiais arrumados. Bancada, cama, poltrona e móveis que permitem a criança ou o adolescente sentar confortavelmente são essenciais para o ambiente se tornar agradável.