Se você ainda está pensando na decoração natalina deste ano e acha que está atrasada, não se desespere. Ainda dá tempo correr para as lojas e comprar os enfeites certos para deixar sua casa em sintonia com as últimas tendências. Isso porque, segundo a Igreja Católica, existe um dia certo para inaugurar oficialmente as celebrações natalinas, que neste ano será no dia 30 de novembro. Clique aqui e saiba mais.
Assim como na moda, a decoração para o período de Natal segue novas tendências a cada ano e está cada vez mais democrática. As novidades nacionais para 2014 foram apresentadas durante a 6ª Natal Show, Feira de Artigos e Decoração de Natal, que todos os anos traz novidades em cores, materiais e estamparias que ditam moda nas casas, lojas, shoppings e ruas neste fim de ano.
No ritmo da tendência mundial, que elegeu a sutil modéstia como um dos quatro conceitos-chave desta temporada, a moda voltada à decoração de Natal deste ano busca inspiração em um estilo de vida natural. Assim, os cenários ganham um ar mais descontraído e despretensioso, harmonizando tons mais terrosos e cores ocres com outras que remetem ao azul profundo da noite, vinho e castanho.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Para balancear, o frescor do violeta e do verde acinzentado completam a paleta. Ao encontro dessas tonalidades, as texturas completam o quadro, com a presença de materiais de forte apelo tátil, como feltro, juta, tecidos rústicos, malhas e flanelas.
As tendências foram lançadas na Feira Natal Show 2014, onde as empresas apresentam suas novidades para a temporada. pelo que se viu no evento, a ideia é criar um ambiente intimista e aconchegante, lançando mão de flores de juta, adornos de madeira e fitas rústicas, por exemplo. Enfeites como bonecos de neve, sinos e flores podem dividir espaço com miniaturas de todos os tipos nas árvores.
Na coleção lançada durante o evento os decoradores apostaram nos elementos naturais para criar um ambiente acolhedor e condizente com a cena natalina. Para isso, usaram de patins e carretéis a estrelas de pelúcia e tricô; de singelos passarinhos protegidos em seus ninhos a renas revestidas de juta e muito bem aquecidas em seus cachecóis.
Mas, se você faz o estilo mais tradicional, pode respirar aliviado. As referências europeias seguem presentes neste Natal, seja no rústico chique da louça que remete às tramas de tecido seja nas rendas, presentes tanto nas borboletas, quanto nas corujinhas, que prometem ser as queridinhas do ano, assumindo roupagens das mais variadas em materiais como feltro e tricô. O prata e o dourado também seguem firmes, e estiveram presentes em diversas árvores montadas para o evento.
Outra tendência que já se firmou quando o assunto é decoração natalina, são os espaços temáticos, um convite para a montagem de cenários: natal rústico (country), universo infantil e vintage. Quanto as luzes, a grande aposta continua sendo as lâmpadas de Led, econômica e ecologicamente corretas.