Não há como negar, no verão a vida flui de forma mais simples e descontraída, e a decoração deve seguir essa linha de férias. Antes de qualquer coisa, devemos lembrar que o mais importante é explorar ao máximo a luz natural e projetar a decoração de uma maneira que a casa fique arejada e com áreas ensolaradas.
Para o piso, é sempre bom usar pedras, sejam elas cerâmicas, porcelanas, mármores ou qualquer outro tipo. O cimento queimado também é uma opção boa, prática e barata para quem está construindo.
Na decoração dos ambientes abuse das cores e texturas dos tecidos. Claro que o branco e o areia serão sempre bem-vindos para serem utilizados como a cor básica da casa, refletindo ainda mais a luz natural. Mas não tenha medo de ousar nas cores fortes. Assim como na moda, o verão pede cores vibrantes como amarelo, verde, rosa e ainda muitas estampas. O maior cuidado é escolher o tipo de tecido a ser usado. Geralmente, os melhores para áreas externas ou casas de praia são aqueles impermeáveis, fáceis de limpar e que não sofrem com a umidade. Você também pode investir em objetos e acessórios coloridos para dar mais vida à decoração.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Falando em umidade, que é um fator muito acentuado numa residência próxima ao mar, há alguns materiais que não são indicados como espelho, alumínio e madeira. Com o tempo, esses materiais vão sendo corroídos pela maresia e certamente terão de ser trocados. Nesses locais, aposte nos móveis em fibra sintética, em redes e poltronas confortáveis. São opções práticas, de alta resistência e que podem ser trocados com facilidade.
*Por Vanessa Trad, arquiteta.