Uma decoração diferenciada e interessante na cozinha, dando ares de lar bem cuidado, é desejo de dez entre dez donas de casa. Para montar uma cozinha completa e de acordo com as últimas tendências é necessário fazer certo investimento, estar ciente das reais necessidades da casa e se comprometer. Também é preciso pensar no número de moradores, no espaço necessário para circulação, na necessidade de móveis e seus tamanhos.
Para 2014, a tendência segue alguns modelos de cozinha que já estavam em alta em 2013: ambientes sóbrios, com móveis planejados e cozinhas estilo americano.
Decoradas
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Cozinhas decoradas normalmente exigem um ambiente agradável, dotado de cores claras com intuito de dar mais amplitude e melhor iluminação. Por sua vez, os móveis planejados para as necessidades de cada cozinha são distribuídos da melhor forma possível e com cores de paredes e piso combinando.
Nas cozinhas do próximo ano figurarão móveis nivelados como balcões e armários. Também estarão em alta os eletrodomésticos de última geração, como geladeiras de duas portas, fogão de cinco ou seis bocas, micro-ondas fabricados em inox, coifa e demais itens e acessórios para deixar o cômodo bem completo e gerar toda praticidade possível para o preparo das refeições.
Planejadas
As cozinhas planejadas têm a praticidade como palavra-chave. São diversas variáveis, porém sempre com o intuito de se adequar ao usuário da cozinha da maneira a melhor lhe atender nas suas atividades. Feitas sob encomenda, primam por fazerem boa combinação com o estilo da casa e terem perfeito encaixe na cozinha, o que nem sempre ocorre com móveis e itens comprados prontos, com medidas pré-definidas. Além de gerar praticidade, dá maior liberdade de escolha, pois permite que os eletrodomésticos sejam quantos e colocados da maneira que o usuário quiser, montando tudo com as medidas desejada, escolhendo materiais, quantidade de compartimentos de cada móvel, dentre outros aspectos.
Americanas
As cozinhas americanas, desenvolvidas de maneira a integrar a sala à cozinha, evitam que o cozinheiro ou a cozinheira fiquem à parte das conversas com a família e visitas durante o preparo das refeições.
Normalmente com eletrodomésticos de última geração, acabamentos e revestimentos de fácil limpeza, atualmente são chamadas de integradas, embora muitas pessoas falem e ainda sejam mais conhecidas por cozinhas americanas. (Fonte: Leroy Merlin)