Você sempre sonhou em ser independente e ter uma casa com a sua cara. Agora você finalmente está morando sozinho, mas, como o imóvel é alugado, vive esbarrando em regras que não permitem fazer uma decoração que exija grandes intervenções. Além disso, você não quer gastar suas economias investindo em um imóvel que não é seu. A solução então é apelar para a criatividade e apostar em soluções temporárias. Vale inovar nos tapetes, almofadas e cortinas, além de colocar cor nas paredes, por meio de quadros e tecidos. veja a seguir dez maneiras de deixar sua casa mais bonita, com ideias simples e práticas.
Adesivos de parede
Pintar a parede é uma das coisas que vêm à cabeça quando queremos mudar um ambiente. Mas, em um apartamento alugado, você tem de pensar que terá de devolvê-lo da mesma forma que o recebeu, provavelmente com todas as paredes brancas. Então, se não quiser gastar no futuro repintando o imóvel todo antes de devolvê-lo, uma ideia é aplicar adesivos nas paredes, que dão um charme todo especial ao ambiente. Prefira os que são de fácil remoção, para não estragar a pintura.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Adesivos de azulejo
Nos apartamentos alugados, pode ser que o acabamento não esteja perfeito e ao seu gosto. Além disso, muitos imóveis são antigos, com azulejos velhos, desgastados e fora de moda. Para não quebrar o banheiro inteiro ou a cozinha, a dica aqui também é abusar dos adesivos. Os de vinil são indicados para azulejos e contam com estampas variadas, coloridas e que dão um ar vintage à sua cozinha, por exemplo. Os adesivos também podem ir nas portas dos armários.
Molduras e quadros
Quer deixar sua casa personalizada, sua sala com um clima aconchegante? Escolha um tema e espalhe quadros pela parede. Você pode colocar pôsteres de filmes, quadros com bastante cor ou ainda revelar fotos da família, emoldurá-las e espalhá-las pelas paredes. A solução pode ser para a sala, para o corredor ou até mesmo para os quartos. Tudo depende da sua criatividade. Se não quiser furar a parede, você pode colar ganchos adesivos ou fitas chamadas washi tapes na parede.
Almofadas, mantas e colchas
Para dar vida à sua sala de estar sem alterar a estrutura dela ou fazer grandes reformas, os detalhes são fundamentais. Capriche em belas almofadas para seu sofá. Elas dão personalidade e aconchego ao ambiente. Invista em tecidos coloridos, estampados e que combinem com os moradores. Você também pode espalhar mantas e colchas pelo sofá. Elas podem, inclusive, ser trocadas de tempos em tempos. Assim, você mantém tudo limpo e modifica o espaço regularmente.
Tapetes e cortinas
Tapetes e cortinas também conferem vida e personalidade ao ambiente, além de enchê-lo de vida. No apartamento alugado, você não vai querer mudar o piso, que pode estar velho, riscado ou não combinar com você. Então, abuse dos tapetes. Escolha modelos pequenos, para ficar sob a mesa de centro, ou modelos maiores, para cobrir todo o piso. As cortinas também deixam a casa mais aconchegante. Você pode usá-las na cozinha, na sala de estar ou nos quartos. Combine-as com o tecido das almofadas e tapetes e você terá um ambiente finamente decorado.
Porta-retratos
Se você optou por não colocar molduras com fotos da família nas paredes, estas fotos podem ser utilizadas em porta-retratos e fazer parte da decoração. Espalhe-os pelo rack, estantes e prateleiras na sala. Nos criados-mudos podem ficar porta-retratos do casal, dos amigos, da família. Invista em molduras de tamanhos e modelos diferentes. Já pensou em um quadro grande com a foto do casal na cabeceira da cama? Fica um charme. Pesquise também ideias para fazer porta-retratos originais a partir de objetos que você já tenha em casa.
Louça na parede
Outra ideia prática, barata e ecológica para decorar seu apartamento alugado é colocar louças na parede. Se você tem pratos antigos e que já não usa mais, porque não tem o conjunto completo, junte e espalhe-os pela parede. Use a criatividade. Você pode colocar todos juntos, formando um círculo, acima da mesa da sala de estar, por exemplo. Outra ideia é espalhá-los de forma dispersa pela parede, seja da cozinha ou da sala de jantar. O importante é dar personalidade ao ambiente, gastar pouco e, ainda, reutilizar objetos que já não tinham mais uso.
Reaproveite objetos
Sabe aqueles objetos sem uso em casa? Antes de se desfazer deles, pense em como reutilizá-los de forma útil e como decoração. Livros empilhados, cobertos por um tampo de vidro, podem virar uma mesa de centro. Malas antigas também são objetos de decoração em destaque atualmente. Há pneus sem uso no quintal? Eles também podem se transformar em bancos charmosos, depois de encapados com tecido. Eles podem servir também como mesa de centro. Latas de leite em pó podem ser grudadas na parede da lavanderia e servir de vasinhos para seus temperos preferidos. Use a imaginação e deixe sua casa cheia de charme.
Lustres e luminárias
Uma solução temporária de decoração é a instalação de lustres e luminárias. Quando você devolver o imóvel, basta retirá-los e levá-los com você para o novo lar. Há lustres para a sala de jantar e luminárias que podem ir no canto do sofá no criado-mudo e até para a cozinha. Muitas luminárias podem ser feitas por você mesmo, com objetos recicláveis. Mãos à obra para iluminar e encher de graça sua casa alugada.
(Fonte: eHow)