Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mantendo o estilo

Dicas especiais para reestruturar a casa antiga sem perder o velho charme

Redação Bonde
09 ago 2016 às 10:58
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Construir uma nova edificação em um terreno sem modificar completamente a casa antiga é um desafio de reinterpretação. Isso porque o respeito pela história daquele imóvel deve estar refletido no projeto, de forma a conciliar harmonicamente com o novo. As preocupações são estruturais, documentais, estéticas e de memória, levando em conta as heranças arquitetônicas da edificação já existente.

De acordo com as arquitetas Flávia Gamallo e Fabiana Couto, do escritório Coga Arquitetura, o primeiro passo é analisar a estrutura da edificação existente e a forma como ela se implantou no terreno. "Em conversa com os moradores e usuários, estudamos os fluxos, o dia a dia na residência atual, espaços que devem ser adicionados, ampliados ou mantidos. Sempre com a finalidade de suprir as necessidades dos moradores, além de uma perfeita integração entre velho e novo", afirmam. O segundo passo, segundo as profissionais, é elaborar o projeto de acordo com as leis vigentes da prefeitura municipal para conseguir a emissão do alvará de construção.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade

A partir daí, seguem os desafios projetais em que pesam como condicionantes primárias as dimensões do lote, afastamentos obrigatórios, áreas máximas, altimetrias, insolação, entre outras. Junto a isso, o respeito pela memória da edificação já construída. Para Flávia Gamallo e Fabiana Couto, não se pode perder de vista referências à forma da casa e materiais existentes, lembrando sempre de valorizar o que ela já representou na história do terreno. É desse cuidado com o imóvel antigo que nascerá uma reinterpretação bem atual com técnicas e materiais contemporâneos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina

As arquitetas citam como exemplo uma reforma e ampliação que executaram recentemente no terreno onde já havia um chalé. Segundo elas, a construção existente receberá um envelopamento de grãos minerais e manta asfáltica aplicada por sobreposição. Essa intervenção definirá a forma original triangular do chalé e resolverá aspectos técnicos de estanqueidade de águas nas aberturas. Novas esquadrias serão posicionadas de forma a trazer mais claridade aos ambientes internos da construção existente. Um anexo com área de lazer, gourmet e um estúdio de fotografia foi projetado independente da estrutura do chalé e ao mesmo tempo interligado. "Formalmente, é clara a intenção de fazer algo conectado ao chalé, com linhas mais retas e simples", encerram as profissionais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade