Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Hidráulica e elétrica

Dicas para não errar na reforma de banheiros e cozinhas

Redação Bonde com Assessoria de imprensa
15 fev 2017 às 14:49
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A cozinha, um dos locais da residência com maior concentração de equipamentos elétricos, e o banheiro, local que mais abriga tubulações, demandam uma atenção especial nas reformas residenciais. Para evitar surpresas desagradáveis, George Argolo, especialista na área de hidráulica e elétrica, preparou algumas dicas importantes para quem está reformando ou pretende começar uma reforma nesses cômodos:

Não contrate vários profissionais ao mesmo tempo

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O ideal é contratar um profissional híbrido para fazer o serviço completo. Contratar dois ou mais profissionais, além de significar um custo maior, aumentará o tempo para a conclusão da reforma, pois um profissional dependerá do término do serviço do outro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


Atente-se à quantidade de tomadas

Publicidade


A quantidade de tomadas deve ser pensada de acordo com o número de eletrodomésticos que ficam ligados 24h, como fogão e geladeira, e eletrodomésticos usados esporadicamente, como liquidificador e batedeira. O indicado é ter, no mínimo, 3 tomadas para os eletrodomésticos fixos; uma de cada lado do tampo da pia, para os avulsos; e outra abaixo do tampo para uma lava-louças, que exige uma voltagem maior. Cerca de 6 tomadas no mínimo no caso da cozinha.

Atente-se à instalação


Tomadas de potências diferentes exigem instalações diferentes. O ideal é ter em mente quais aparelhos serão usados no ambiente em questão. Em um circuito único, o aparelho que consome mais energia acaba fazendo com que o que menos consome atue com deficiência.

Publicidade


Saiba quais eletrodomésticos serão instalados


Alguns equipamentos, como lava-louças e forno elétrico exigem um circuito independente. Essa especificação é descrita no próprio manual do eletrodoméstico, mas alguns engenheiros podem exigir a instalação independente caso julguem necessário. O ideal é projetar todas as necessidades antes de iniciar a reforma para evitar problemas posteriores.

Publicidade


Tenha o projeto em mãos


Nele estão descritos todos os pontos elétricos e tubulações. Sem o projeto, a chance de ter uma grande surpresa na reforma é quase garantida. Uma dica para esses casos é tentar desenhar um rascunho junto com o proprietário e não se esqueça: ao concluir a construção de uma casa é extremamente necessário guardar bem o projetos, já que nas reformas ele é indispensável.

Publicidade


Prefira marcas conhecidas


Evite usar marcas de equipamentos desconhecidas pelo baixo custo. No final das contas o prejuízo fará com que você tenha que investir mais de qualquer forma.

Publicidade


Escolha bem o sifão das torneiras


O sifão ideal varia conforme as condições da instalação. O sanfonado é o mais versátil, ele faz a curva para atender à necessidade, por isso é o mais indicado para pias de cozinha e banheiro.

Publicidade


Pense na economia


Nas descargas, opte pela instalação de uma caixa acoplada. Ela é a mais indicada pois controla o volume de água dispensado em cada descarga.


Não se esqueça da iluminação

A luz fria é a mais indicada para os banheiros por não permitir aquecimento e ter maior durabilidade, já a claridade pode variar conforme a potência.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade