Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Transformação

Economize: pequenas mudanças dão cara nova aos ambientes

Redação Bonde
03 mai 2012 às 11:19

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Chegar em casa todos os dias e encontrar a mesma decoração de sempre pode se tornar cansativo. E quando o orçamento está apertado, a solução é buscar alternativas rápidas e baratas para inovar. A Futura Tintas, em parceria com as arquitetas Cris Paola e Dani Barella, da BP Arquitetura de São Paulo, acreditam que é possível deixar a decoração mais bonita, agradável e sofisticada sem gastar muito. São pequenos detalhes que fazem toda a diferença.

A intenção é decorar sua casa de maneira rápida, prática e elegante? Pintar as paredes é um bom começo. Qualquer ambiente ganha um novo astral com uma pintura renovada. Mudanças nas cores propiciam a sensação de bem estar e elevam a autoestima. A dica é da gerente de marketing da Futura Tintas, Angela Chapper. "O primeiro passo é identificar a tonalidade que você tenha uma maior afinidade, e depois buscar algumas variações para dar mais vida ao ambiente. Cores vibrantes como Lilás, Tangerina, Sol de Verão; e rosas fortes como Rosa Vida, são algumas das tendências que estão em alta este ano".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com as arquitetas Dani Barella e Cris Paola, saber utilizar as cores em favor de cada ambiente é tão importante quanto saber escolhê-las. Se o ambiente for muito pequeno, por exemplo, a recomendação é que se usem tons mais claros, já que os escuros diminuem o espaço. "Caso haja preferência por cores fortes, as pessoas devem procurar escolher uma só parede para aplicá-la, não esquecendo de que o vermelho causa irritabilidade se for usado em grande quantidade. O preto e o branco em excesso, por sua vez, podem causar até depressão", destaca as especialistas da BP Arquitetura.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja vídeo:

Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões

Imagem de destaque
Mais movimento

Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?

Imagem de destaque
Confira

Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022

Imagem de destaque
2.022,00

Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo


Uma opção que traz mais praticidade e agilidade na hora de pintar a sua casa é a tinta sem cheiro. É possível trocar as cores sem sair de casa e sem o desconforto do forte odor que a pintura do ambiente pode trazer. "A tinta Futura Super Premium, da Futura Tintas, é uma referência. A fragrância é muito suave e em apenas três horas após a aplicação, ela perde totalmente o odor. Outra característica é a secagem rápida e a alta performance", destaca Angela Chapper, gerente de marketing da Futura Tintas.

Publicidade


Flores


Se a ideia for além da pintura, sem gastar muito tempo e dinheiro, um arranjo ou um buquê de flores é uma ótima opção para transformar o ambiente e destacar algum espaço que antes estava esquecido ou pouco valorizado. "É importante ter plantas espalhadas por toda a casa, não importa a espécie", afirma Cris Paola.

Publicidade


Reprodução
Reprodução

Arranjos de flores têm a capacidade de transformar um ambiente e devem estar espalhados em vários locais da casa


De acordo com a arquiteta, além de decorar, algumas plantas são capazes de harmonizar o ambiente, renovar o ar e trazer energia positiva para os interiores. Para cada tipo de benefícios, ela recomenda algumas espécies:


Espiritualidade: as flores de pétalas brancas são associadas à paz de espírito e a intuição, o lírio da paz é uma opção;

Publicidade


Família: plantas com alturas variadas, com caule e tronco espessos e folhas em abundância;


Prosperidade / Abundância / Fortuna: flores com pétalas laranja e amarelo forte, como as Begônias e os Girassóis, são símbolos de abundância e prosperidade.

Publicidade


Sucesso / Fama: flores de pétalas vermelhas.


Organização


Outra dica muito importante é reorganizar a casa: jogar fora papéis velhos, doar roupas que não se usa, abrindo espaço para novas energias. "Não se deve conservar objetos quebrados e armários desorganizados. Não podemos esquecer que a organização do mundo exterior se parece muito com a visão interior de nós mesmos", explica Cris Paola.

Depois de repaginar as paredes, é hora de deixar a criatividade fluir e priorizar a locomoção no ambiente. "Mudar uma mesinha de lugar, trocar o tecido de um sofá que já esta com aparência de muito usado, substituir um quadro ou um tapete. Muitas vezes uma pequena mudança de layout faz a sala parecer maior e mais arejada", finaliza Dani Barella.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo