Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Passo a Passo

Efeito em parede imita fibra natural; veja como fazer

Redação Bonde
05 jun 2014 às 11:32
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

É muito fácil e prático renovar a decoração de um ambiente mudando a cor e a textura das paredes. Efeitos decorativos personalizam o local, conferindo um ar de aconchego e exclusividade. Com as ferramentas adequadas você mesmo pode obter o efeito desejado em poucos passos.

Para mudar a cara do seu cantinho, além da pintura com tinta comum, a novidade é apostar no efeito que imita fibra natural. O visual lembra a fibra de um tecido e pode ser usado como complemento decorativo em colunas, roda-teto, meias-paredes e superfícies pequenas. A dica é da Castor, fabricante de ferramentas e acessórios para as áreas de acabamento e pintura. A seguir, os técnicos da empresa ensinam o passo a passo para obter esse efeito. Confira:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ferramentas necessárias

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


- Desempenadeira de aço lisa
- Espátula plástica 20cm lisa
- Espátula plástica 20cm dente G
- Rolo de lã Hobby 23cm com cabo
- Bandeja grande
- Lixadeira
- Trincha Gris Série 700
- Folha de lixa para alvenaria grão 220
- Massa para textura lisa
- Tinta acrílica fosca na cor escolhida

Publicidade


Passo a passo


1- Use a espátula plástica 20 lisa para estender a textura na parede, em áreas não superiores a 2m². Deixe uma camada bem homogênea.

Publicidade


2- Use a desempenadeira de aço lisa no sentido vertical para deixar uma camada de mais ou menos 2 mm na superfície bem plana e uniforme.


3- Com a espátula dentada 20 G levemente inclinada, raspe a textura formando as ranhuras. Repita o movimento paralelamente até terminar a área trabalhada.

Publicidade


4- Remova sempre a massa que se acumula na espátula dentada.


5- Para formar a fibra natural, risque a textura no sentido horizontal com suavidade, usando a espátula dentada 20 G.

Publicidade


6- Quando a massa estiver totalmente seca, lixar levemente a textura com o auxílio da minilixadeira, para deixar a textura suave ao toque.


7- Finalize o seu trabalho aplicando 1 ou 2 demãos de tinta acrílica fosca com o rolo de lã Hobby na cor de sua preferência.

Publicidade


Dicas importantes


Este efeito pode ser realizado com os dentes maiores das espátulas de 7cm e 12cm. Tudo vai depender do tamanho da superfície a ser trabalhada e efeito desejado. Não esqueça de utilizar a trincha para pintar cantos, áreas menores e arredondadas.


Para potencializar o resultado do efeito, algumas orientações devem ser seguidas. A primeira delas é preparar adequadamente a superfície antes de iniciar qualquer trabalho. Em caso de repintura, deixe a superfície limpa, isenta de poeira, gordura, partículas soltas ou desagregadas antes de começar a nova pintura. Se a parede for nova, é indicado aguardar a cura do cimento por 30 dias, no mínimo.

De qualquer forma, é indicado lixar a superfície para remover as partículas soltas e aplicar um fundo preparador de paredes na cor desejada para aumentar a fixação da textura na superfície. Recomenda-se, ainda, que seja feito um teste, utilizando-se outras espátulas plásticas, com dentes em tamanhos diferentes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade