As chamadas cozinhas gourmets são tipos de espaço cada vez mais procurados, graças ao atual encantamento das pessoas pela gastronomia. Mas o que define uma cozinha gourmet? Antes de tudo, ela pode ser integrada à sala de estar ou jantar com um balcão no lugar de uma das paredes, no estilo "cozinha americana".
Não estamos mais falando daquele cômodo fumacento e engordurado restrito à dona de casa. A ideia da cozinha gourmet é permitir que cozinheiros e convidados interajam, estendendo a festa para além da hora de servir. O balcão também confere sensação de amplitude à sala, além de fornecer mais espaço para trabalhar na cozinha. Também é importante não haver muitos armários, tudo precisa estar à mão - panelas e utensílios pendurados na parede – para ficar mais fácil de se mexer e de se organizar.
E o que é gourmet? Gourmet é aquela pessoa que convida os amigos para jantar ou almoçar em casa e, quando eles chegam, nenhum prato está pronto. Neste momento, todos o acompanham até a cozinha e, enquanto se servem de vinho e petiscos, ficam observando o chef preparar o cardápio e aproveitam para colocar a conversa em dia.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
A cozinha gourmet é um tipo de projeto que é compatível com qualquer espaço ou orçamento e prioriza o conforto e a boa circulação. Em apartamentos menores a opção pela cozinha gourmet é ainda melhor porque amplia os cômodos.
Alguns móveis e eletrodomésticos são característicos da cozinha gourmet planejada, como é o caso do cooktop (fogão de mesa), forno de pizza, adega e churrasqueira embutidos. Todos os eletrodomésticos que adotam uma estrutura para embutir são bem vindos a esse estilo de cozinha. O projeto explora ainda o vidro e a madeira. Tenha cuidado com a escolha das cores da sua cozinha: o ideal é que ela tenha um visual limpo.
Lounge Gourmet Todeschini, Casa Cor Minas Gerais
A cozinha gourmet também valoriza os armários modulados e as bancadas integradas que simulam a separação de um cômodo com o outro. É importante que o espaço seja aproveitado de uma forma inteligente, combinando os móveis com harmonia para criar acima de tudo um ambiente confortável. A tecnologia é o principal recurso desse estilo de cozinha, pois torna o espaço gourmet um verdadeiro ambiente de lazer e originalidade para cozinhar.
Território masculino
Para alguns homens, cozinhar é um hobby. Eles tomaram gosto pela culinária e agora estão ficando mais sofisticados e exigentes: a cozinha gourmet deles é toda equipada e repleta de tecnologia. Segundo a arquiteta e designer de interiores Teresa Simões, muitos projetos para esse ambiente da casa são finalizados com a participação masculina. "Na hora de adquirir os equipamentos e acessórios, eles não economizam no requinte e sofisticação. Geralmente, acrescentam ao projeto chopeiras, fritadeiras elétricas, churrasqueiras, adega, entre outros", conta Teresa.
Segundo ela, outra preocupação é deixar o espaço prático, de forma a facilitar a preparação e o manuseio dos alimentos. Alguns materiais novos estão sendo introduzidos nesse sentido, como é o caso do Corian, tipo de resina sintética termomoldável para bancadas, que por ser um material moldado sem emendas possui também tratamento antibacteriano. (Fonte: Imovelweb)