As placas fotovoltaicas são opções sustentáveis e econômicas, mas que acabam interferindo no design das casas. Então, dois estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) criaram algo que é capaz de acabar com esse problema.
As placas, apelidadas de Sistine Solar, foram criadas por Senthil Balasubramanian e Ido Salama, que foram motivados pela rejeição de muitas pessoas que acabam descartando optar por isso devido à aparência que a casa fica. "Nós amamos a energia solar e renovável em geral e nós queríamos descobrir como motivar as pessoas amarem isso também. Nós percebemos que muitas pessoas acham que os painéis solares são feios e esse é um grande motivo para rejeição", disseram ao site americano Tekepart.
Depois de inúmeras pesquisas, os jovens chegaram a um painel camuflável. "Nós adicionamos uma pequena camada extra, que permite que a maior parte da energia solar passe, enquanto alguns raios se refletem. O que é refletido de volta funciona como um truque aos nossos olhos, que pensam estar vendo outra imagem", detalhou Salama ao site. Quem olha de longe quase não percebe a diferença nos telhados das casas.
Leia mais:
Caixa eleva em até 2 pontos percentuais juros para compra de imóveis
Problemas em imóveis impulsionam ações contra Caixa no Minha Casa, Minha Vida
Minha Casa, Minha Vida supera meta de contratos em 2024, afirma ministro
Três em cada dez residências não têm rede de esgoto
De acordo com os criadores, a taxa de conversão de energia é de 15% a 17%, a média das placas convencionais. A expectativa é que o produto comece a ser instalado em 2017. Para mais informações, acesse o site oficial da empresa.