02/07/20
19º/LONDRINA
PUBLICIDADE
Fique atento

Encomendas merecem atenção especial durante a pandemia

Funcionários e moradores devem estar cientes das medidas de prevenção contra a Covid-19

A pandemia do novo coronavírus mudou práticas comuns em condomínios. Receber uma encomenda, por exemplo, requer mais atenção com as embalagens, limpeza de superfícies e higienização dos itens e das mãos. "É necessário seguir as orientações das autoridades", afirma o advogado Alexandre Callé. Apesar de os decretos não se aplicarem ao condomínio, pode-se adotar medidas de segurança e saúde.

Freepik
Freepik


Há síndicos que pedem para o condômino utilizar máscaras para buscar encomendas ou que não permitem a entrada de entregadores sem o equipamentos de proteção individual. Além disso, todos os funcionários do condomínio devem receber e utilizar itens de proteção, como as máscaras.

O advogado João Paulo Rossi Paschoal afirma que as entregas já eram motivo de discussões nos condomínios. Alguns adotaram medidas de segurança, como instalar grades e cancelas, para receber encomendas sem que o entregador circule pelo prédio, além de protocolos de segurança para receber as mercadorias e registrá-las.

Nos casos de volumes em que o entregador precisa deixar o item na casa do condômino, é necessário planejar. Paschoal recomenda avisar aos funcionários com antecedência e combinar dia e horário da ação para que todos os cuidados sejam tomados. Os advogados ressaltam que a comunicação é muito importante. Neste momento, o síndico pode reforçar os avisos para funcionários e condôminos sobre como receber cada tipo de entrega e as medidas de prevenção, como o uso de máscara e álcool 70%.

Aldo Castro, 43, é consultor na Prestta, que administra condomínios, e síndico profissional. Com a pandemia, ele conta que o volume de entregas aumentou em uma média de quatro vezes nos 12 locais em que atua. Neles há álcool em gel e placas orientando sobre o uso na área própria para receber encomendas. "A segurança não pode ser deixada de lado", ressalta.
Em um prédio com 300 unidades, situado no Brooklyn (zona sul de SP), o volume fez com que uma pessoa fosse contratada para cuidar das encomendas e levá-las para a porta de quem não pode sair de casa.
Folhapress/Larissa Teixeira
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Conteúdo relacionado:
RoomScan
Aplicativo calcula as medidas e até desenha a planta de ambientes
Entenda a diferença
Luz branca ou amarela? Saiba qual usar para obter uma boa iluminação
Beleza no frio
Aprenda como montar um jardim de inverno
Continue lendo
Truques e boas escolhas
Apartamentos pequenos: veja estas dicas de como revestir e valorizar seu lar
01 JUL 2020 às 14h24
Gratuito
Curso para administradores de condomínio está com inscrições abertas
30 JUN 2020 às 15h24
Prática errada
Laudo irregular de para-raios pode gerar responsabilização para os condomínios
30 JUN 2020 às 15h11
Saiba mais!
No inverno, Crea-PR alerta para cuidados no uso de aquecedores elétricos
30 JUN 2020 às 14h13
Entenda
Moradores podem cultivar hortas em pequenos espaços
29 JUN 2020 às 15h32
Espante o frio
Lareiras são objeto de desejo para inverno dentro de casa
29 JUN 2020 às 14h58
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados