Quando pensamos em objetos decorativos e peças de design a última referencia que temos são as escadas. Mais que um recurso para alcançar lugares altos ou ter acesso a outros andares da casa, a escada pode cumprir outros papéis que agregam funcionalidade e estética.
As escadas são muito bem-vindas em ambientes onde é fundamental utilizar ao máximos as paredes. "Esse é um elemento marcante na arquitetura e tem papel imprescindível na decoração, seja em ambientes pequenos ou maiores", destacam as arquitetas Nathália Otoni e Luciana Araújo, do escritório Óbvio Arquitetura.
Ao se trabalhar com escadas, a segurança não deve ser ignorada, pelo contrário. "Para os revestimentos, opte sempre que possível por soluções antiderrapantes em parte ou totalidade do degrau", recomendam Nathália e Luciana.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
A designer de interiores Iara Santos conta quais os cuidados necessários ao especificar esse objeto no décor: "Ao inserir a escada no projeto é importante que a pessoa tenha em mente que está escolhendo, além de um elemento funcional, um produto decorativo. Como tal, o material, a cor e o design devem ser levados em consideração para que haja uma boa harmonia com o restante do layout".
Deve estar atento ao estilo de decoração. "A funcionalidade e o uso decorativo quebram a rigidez do décor e brincam com o ambiente. Por essa característica, o único estilo que não combina com o uso de escadas, é o estilo clássico", alerta Iara.
Esse objeto pode fazer as vezes de banco, estante, e até de mini revisteiro. Dessa forma, decora e continua cumprindo um papel prático e funcional", conta Maria Cristina, decoradora e proprietária da loja Villa Maria.
Confira alguns exemplos:
1. A escada foi incorporada à estante de maneira charmosa e funcional, o que deu um toque especial ao décor.
2. Multifuncional, essa escada além da sua principal função, pode ser usada também como assento e mini estante, mudando-se apenas a altura dos degraus.
3. A escada faz as vezes de mini revisteiro guardando as revistas da usuária do espaço. A composição é criativa e prática.