Quem vai construir ou reformar um imóvel, além do conforto e beleza, deve pensar também em soluções que ajudem a diminuir os gastos mensais no futuro.
Com escolhas corretas, a conta de água, por exemplo, pode ficar entre 40% e 70% mais barata, segundo informações do arquiteto Felippe Sconza e da decoradora Daniella Sconza, ambos da DFS Consulting.
Produtos
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
De acordo com os profissionais, existem no mercado vários produtos que podem ser utilizados tanto na construção como na reforma de um imóvel, que ajudam a economizar água.
Dentre eles, estão as torneiras com sensores de presença; as válvulas de descargas que possuem dois botões, sendo um que despeja três e outro que despeja seis litros de água, conforme a necessidade; e os controladores de vazão para chuveiros e torneiras, que evitam o desperdício.
Além disso, as pessoas podem adotar as cisternas subterrâneas, que armazenam água da chuva por meio de um sistema em que são instaladas calhas no telhado, que captam a água e a direcionam para este tanque, que, por sua vez, necessita de um filtro para separar as impurezas, como folhas e outros detritos, para, por meio de uma bomba, levar a água para uma caixa d'água independente da água potável.
Esta água, segundo os especialistas, pode ser utilizada para molhar as plantas, lavar quintais, calçadas, canis e carros. Já para utilizá-la na lavagem de roupas e descargas é preciso alterar as tubulações já existentes ou construir um sistema paralelo ao de água potável.
Custos
Segundo Sconza e Daniella, o investimento inicial para a adoção de tais produtos pode ser de 20% a 40% superior do que o necessário na compra das mercadorias utilizadas normalmente.
Entretanto, dizem, "na primeira conta após a instalação já é possível perceber a economia de água", sendo que, dependendo do que for instalado, em poucos meses pode-se ter todo o valor investido de volta.
No mais, além da instalação de tais produtos, algumas atitudes também podem ajudar a diminuir a conta no final do mês:
● Fique atento aos vazamentos e mantenha as descargas reguladas;
● Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes, faz a barba e ensaboa a louça ou a roupa;
● Deixe o chuveiro fechado enquanto se ensaboa, ou passa o shampoo;
● Reduza o tempo de banho;
● Reutilize a água para regar plantas, lavar quintal, calçada, entre outros;
● Use a máquina de lavar roupa ou louça com a capacidade máxima, ou troque a máquina de lavar roupa por uma que tenha a função de nível de água;
● Não jogue lixo como algodão, cotonete ou cigarro no vaso sanitário, pois necessitam de mais água para irem embora, e podem causar entupimento;
● Utilize cobertura para piscina quando não estiver utilizando, pois o Sol e o vento fazem a água evaporar mais rápido. (*Fonte: Infomoney)