A decoração no estilo industrial é muito charmosa, porém nem sempre utilizada no dia a dia. Segundo a arquiteta Marina Dubal, da Dad Arquitetura, o estilo industrial consiste em uma estética mais bruta onde as estruturas arquitetônicas e/ou dos móveis apresentam-se à vista, de forma aparente. "Caracteriza-se também pela mistura de elementos mais caros com mais baratos, os chamados high low", explica.
Em um de seus projetos a arquiteta utilizou diferentes elementos do estilo industrial para trazer personalidade e sofisticação ao ambiente. "São vários os elementos que caracterizam esse projeto no estilo industrial: concreto e alvenarias aparentes, caixilharia de ferro, escada metálica vazada, iluminação de trilho, móveis de design junto com vasos de planta feito de garrafas de vidros", aponta.
Ela ainda afirma que a proprietária é designer e seu marido é ortopedista e "chef" nas horas vagas. "Os dois chegaram em um denominador comum, optando por um ambiente que aproveitasse ao máximo o espaço, valorizando design e arquitetura, que são a paixão do casal", explica Marina.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Dicas para apostar na decor industrial
Segundo Marina, o estilo industrial deve ser feito de maneira a dar um charme no espaço. "Sendo assim, a pessoa deve ter um cuidado muito grande em não errar a mão e colocar nos espaços elementos em demasia com essa característica industrial. A composição deve ter outros objetos e elementos que, em conjuntos com esses industriais, vão evidenciá-los ainda mais. Esse cuidado deve ser tomado para que a casa não fique fria como é numa indústria", afirma.
No projeto de Marina, as cores neutras tomam conta do ambiente. No entanto, a profissional explica que cores mais fortes podem combinar sim com esse estilo de decoração. "Neste projeto, as cores de base (parede, piso) do projeto são neutras, mas a cor aparece em alguns elementos especificados no projeto dando graça e irreverência aos ambientes", conclui.
Serviço:
Dad Arquitetura (www.dad.arq.br)