Queridinho das românticas, o Estilo Provençal utiliza tons pálidos, madeira, pátina e estampas delicadas. À primeira vista ele parece feminino, mas depois é possível perceber que combina com todos os gostos, inclusive para os homens, onde vale apostar no rústico, tecidos de linho e tons de azul e mais terrosos.
O estilo surgiu de uma necessidade, pois os luxuosos móveis franceses dos séculos XVI e XVII que pertenciam apenas às famílias reais começaram a ser copiados pela população francesa. Esta, sem condições de manter o luxo da decoração, criou uma maneira criativa de se aproximar daqueles ambientes. Uma curiosidade é que, antigamente, os artesãos, para esconder os defeitos da madeira mais inferior, inventaram uma mistura à base de gesso e cola, chamada gessocré. Essa mistura disfarçava os defeitos da madeira, porém, com o tempo, a pátina se desgastava e o móvel adquiria uma aparência envelhecida, que criou o estilo provençal. Com o tempo, esse novo estilo ganhou status e virou sinônimo de elegância.
A arquiteta Fernanda Rocha Loures Jung aposta no provençal para trazer modernidade, luxo e conforto aos ambientes. "O provençal também é muito rico, proporciona comodidade e praticidade aos espaço. Nos quartos infantis, por exemplo, as meninas se identificam e assim podemos explorar muitos detalhes", explica. Fernanda reforça que investir nesse estilo significa buscar soluções mais econômicas, pois é indicado o uso de mobiliário antigo, com aplique de pátina ou outras técnicas.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Na decoração, o estilo provençal tem uma aparência nostálgica, aconchegante, perdida no tempo e com detalhes que incorporam o romantismo. A arquiteta ressalta que o neoclássico francês, com curvas sinuosas, tampos fresados, entalhes em forma de arabesco, volutas e conchas, além da pintura desgastada e o uso de tecidos florais são alguns dos detalhes do repertório provençal. "Esse estilo está em alta e traz para a decoração um conceito de resgatar o antigo, oferecendo ao mesmo tempo sofisticação", enfatiza.
Serviços:
Fernanda Jung Arquitetura & Interiores (www.fernandajung.com.br)