26/11/20
PUBLICIDADE
Colorindo a parede

Etapas para garantir o acabamento perfeito da pintura

A campanha Mais Cor Para Sua Vida, ligada ao Sitivesp (Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo), incentiva o uso de cores para preservar a beleza do imóvel. Mas, antes de colorir a parede, é necessário conhecer alguns passos fundamentais para garantir um melhor acabamento. Para isso, entrevistamos alguns especialistas da área.

Para garantir um acabamento perfeito na pintura é importante ter conhecimento sobre a preparação da superfície. As etapas executadas na parede antes desta receber a tinta são fundamentais para valorizar a cor e até mesmo economizar produto.


Segundo Antônio Oliveira, gerente técnico da Universo Tintas, toda superfície deve estar firme, limpa e seca, ou seja, sem poeira, gordura ou qualquer outro tipo de resíduo. De acordo com o especialista, a preparação vai depender do ambiente a ser pintado. "Ambientes internos, classificados como áreas secas (salas, quartos, corredores), requerem produtos mais básicos e baratos, como selador econômico, massa corrida (PVA) e acabamento standard ou econômico. Já as áreas molhadas (cozinha e banheiros), é necessário utilizar produtos mais resistentes como massa acrílica e acabamento premium. "A preparação cuidadosa d a superfície é princípio fundamental para que a pintura tenha uma maior durabilidade", explica o profissional.

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) estabelece aos fabricantes de tinta a produção de três categorias de produto: Econômica, Standard e Premium. Entenda as diferenças entre elas:

Econômica - é um produto apenas para superfícies internas, devido a sua menor resistência às intempéries. Em contrapartida, é um produto com menor custo. A sua durabilidade é geralmente de até 2 anos, possuindo acabamento fosco e fórmula normatizada.

Standard - É indicada para superfícies internas e externas e o seu diferencial é o rendimento. Normalmente tem proteção contra umidade e mofo. A durabilidade é de até 3 anos em áreas internas e 2 anos quando aplicado externamente.

Premium - Também é indicada para superfícies internas e externas, mas possui melhor poder de cobertura e maior variedade de acabamentos, podendo ser fosco, acetinado e semibrilho. É um produto lavável e geralmente tem uma durabilidade de até 5 anos em superfícies internas e 4 anos em ambientes externos.

Toda a superfície com o passar do tempo sofre algum tipo de desgaste, seja pelo uso, pela ação do tempo ou pela qualidade dos materiais ali empregados. De acordo com a superfície ou substrato, deve-se seguir as seguintes etapas:

Alvenaria: Inicialmente para um reboco novo, deve-se aguardar a cura (secagem) por 28 dias no mínimo. Lixar e remover todas as partículas soltas (pó). Utilizar seladores, massas e tinta com o uso de ferramentas adequadas, observando as recomendações de cada fabricante.
Madeira: Esta deverá estar seca, livre de partículas soltas e devidamente lixada e sem a presença de materiais estranhos ou contaminantes que prejudiquem o desempenho da pintura.
Metais: Avaliar suas características (metais ferrosos e não ferrosos), pois para cada tipo se faz necessário um tratamento específico antes da pintura final. Em ambos os casos é necessário realizar um bom lixamento, remoção total de qualquer contaminante existente, aplicar o primer adequado antes da pintura final.

A IMPORTÂNCIA DO LIXAMENTO

O processo de lixamento é muito importante, pois é ele que define a qualidade da pintura, visto que uma parede mal lixada pode não ter aderência da tinta, apresentando imperfeições nítidas.

De acordo com Giovana Tavares, coordenadora de marketing da Lixas Tatu, o lixamento deve ser realizado desde o reboco até o acabamento onde inclui parede nova e repintura. O que diferencia cada etapa é a variedade da lixa utilizada e a Grana (graduações) da mesma para cada tipo de situação.
Redação Bonde com Assessoria
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Na hora da dúvida

Arquiteta tira dúvidas e explica como escolher entre cortina ou persianas

26 NOV 2020 às 12h59
Tire suas dúvidas!

Dicas para equipar a área molhada do banheiro

25 NOV 2020 às 14h47
Confira!

MON leva exposição de Vilanova Artigas a Ponta Grossa, num projeto de itinerância

24 NOV 2020 às 17h29
Acompanhe!

Quarto infantil: dicas de decoração para deixar o ambiente ainda mais acolhedor para as crianças

24 NOV 2020 às 14h35
Atentos...

Com a queda de novos imóveis, setor da construção monitora falta de materiais

23 NOV 2020 às 16h45
Mais de 600 mil views

Donas de casa fazem sucesso no Youtube com suas rotinas de limpeza

23 NOV 2020 às 16h00
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados