Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mais verde, por favor!

Faça seu próprio telhado verde

Redação Bonde
03 jan 2017 às 17:41
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O telhado verde não é novidade e chamou atenção do mundo inteiro por seus e benefícios além da sua beleza. Ele é, basicamente, a implantação de solo e vegetação em uma camada impermeabilizante sobre as construções.

Benefícios
Dos vários, um deles é que não propaga calor como as lajes, telhas e coberturas comuns. Isso significa que, além de não deixar a residência tão quente, ainda impede a formação das chamadas "Ilhas de Calor" na cidade. Quando altas temperaturas ficam acumuladas em locais específicos da cidade, como locais com concentração de concreto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Como é formado de plantas e estas produzem oxigênio, o telhado também melhora a qualidade do ar nas proximidades. Ele também absorve até 90% mais calor que os sistemas convencionais, fazendo com que esse calor não chegue até o interior do escritório ou residência.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


O telhado verde ainda serve como uma espécie de isolante acústico, pois absorve os ruídos externos. E se usado com plantas nativas da região, o telhado pode servir de habitat para pássaros da região.

Publicidade


Quando chover, o telhado ajuda a reter a água evitando que a precipitação caia diretamente nas ruas e aliviando possíveis enchentes na região. Dessa forma, também regula a umidade do ar no entorno da edificação. E de quebra, ainda pode ser um espaço de lazer.


Sempre deve ser realizado um cálculo estrutural que preveja a carga da estrutura, do substrato, da vegetação e também da água da chuva acumulada. O telhado verde pode ser montado em construções com estruturas de madeira, metal ou concreto. O processo de cobertura vai depender do espaço e do tipo de estrutura. Segue a montagem do telhado


Os custos desta aplicação podem variar de acordo com o sistema adotado e a mão de obra disponível, mas existem empresas que fabricam módulos que facilitam a implantação, tornando a escolha mais viável.


É necessário levar em conta alguns aspectos como a resistência da estrutura; ter uma camada de drenagem da agua de mais ou menos 7cm; uma manta permeável protetora para que as raízes das plantas não danifiquem a estrutura; camada de substrato de acordo com a vegetação desejada e uma vegetação de acordo com a luz recebida e o uso do ambiente.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade