Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Lindo

Fazenda São Jorge em Santa Catarina abriga Casarão tombado pelo IPHAN

Redação Bonde
28 jul 2016 às 08:21
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Casarão da fazenda São Jorge, em Irineópolis, Santa Catarina, é considerado patrimônio histórico nacional, estadual e municipal. Todo construído em madeira nobre pelo libanês Joaquim Domit, o local é referência para milhares de pessoas que procuram por turismo histórico.

Domit veio em 1918 para a região com o objetivo de pacificar politicamente a população, ainda sob os efeitos produzidos pela recém findada Campanha do Contestado. A madeira utilizada na construção do casarão, o pinho, foi produzida e beneficiada na própria fazenda, que na época dispunha de serraria e beneficiamento de madeira.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com área total construída de aproximadamente 475 m², a obra possui dois pavimentos com 18 cômodos, sendo que no térreo estão localizados: escritório, sala de visitas (capela), sala de jogos com bilhar, quatro quartos, sala de jantar, copa e cozinha, despensa, quarto de banho, sanitários, roupeiro e duas varandas, frente e fundos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


A construção caracteriza-se pela altura de 4,5 metros de pé direito, com tábuas inteiras, formando parede dupla. O piso é composto por longas tábuas de madeira encaixadas e a pintura interna das paredes, com faixas decoradas com motivos florais e geométricos são característicos de sua época de construção. Destacam-se também os detalhes de acabamento em arco nas varandas e na sala de jantar.

Publicidade


O casarão possui 34 janelas, sendo que as localizadas no pavimento térreo possuem 2,30 metros de altura e 1,25 metros de largura, com destaque maior às 10 janelas dispostas em cada lateral, com duas folhas e trabalho em vidro e madeira, estilo art décor, no lado externo. A disposição das peças, apesar do tamanho irregular, obedece rigorosa ordem.


Adentrando a porta da frente, vislumbra-se um extenso corredor, com 12 portas, que segue até a porta dos fundos. Todas as internas são em duas folhas com 3,25 m de altura e 1,40 m
de largura, complementadas por uma passagem de luz, detalhe que lhes dá leveza, tendo este vitral a largura da porta. O telhado é composto por duas águas, com detalhe central, superior, coberto por telhas de barro, tipo francesa.

Ele está aberta às visitações e mais informações podem ser obtidas através do site oficial.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade