Todos os anos acontece o World Architecture Festival (WAF), um dos mais importantes festivais arquitetônicos do mundo, que escolhe os mais inovadores e bonitos projetos. Esse ano, o vencedor foi o "The Interlace" (O Entrelaçamento, em português), do arquiteto alemão Ole Scheeren.
Com 170 mil m², o edifício está localizado em Cingapura e possui 31 blocos de apartamentos. A ideia de Scheeren era demonstrar, por meio da arquitetura, que ainda é possível haver conexão entre comunidades próximas.
O SkyTerrace@Dawson também foi destaque entre os prédios residenciais prontos em Cingapura, enquanto o Case Western Reserve University Tinkham Veale University Center, dos Estados Unidos, concorreu com os prédios finalizados de educação.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Na categoria de projetos religiosos, o Ribbon Chapel, localizado em Hiroshima, no Japão, ganhou destaque. O conceito principal dessa construção é servir como capela para casamentos; duas escadas espirais se tornam uma, representando a união matrimonial. (Veja a lista completa e imagens de cada vencedor no site do WAF)
No total, cerca de 700 arquitetos de 47 países, inclusive do Brasil, se inscreveram e foram divididos em categorias. A cada edição, o WAF recebe projetos mais ousados e inusitados, que tornam as cidades ainda mais atrativas. A expectativa é que o concurso continue servindo de inspiração para a realização de bons projetos e trabalhos arquitetônicos que, em médio prazo, servirão também como pontos turísticos.
Vídeo mostra vista aérea e panorâmica do impressionante Interlace. Confira: