Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dicas profissionais

Fuja da reforma sem projeto e economize tempo e dinheiro

Redação Bonde com Assessoria de imprensa
20 abr 2017 às 14:10
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

De acordo com um estudo do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) 85% das pessoas que fazem reformas e obras, as fazem sem o apoio técnico de um projeto. Em contrapartida, o mesmo estudo revela que 70% dos entrevistados gostariam de ter um projeto.

"Existe um conceito de que contratar um arquiteto para desenvolver um projeto é algo muito caro e que o custo benefício não vale a pena. O que não é verdade, pois um projeto bem elaborado pode reduzir em até 25% os custos de execução da obra e evitar os transtornos comuns com fornecedores e de retrabalho", pondera o arquiteto, Ivan Cassola, sócio-fundador de uma plataforma que conecta quem precisa reformar com arquitetos de maneira 100% digital.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Um projeto de arquitetura contempla todas as informações necessárias sobre cada ambiente, como planta de layout (distribuição de espaço), detalhamento de instalações hidráulicas e elétricas, sugestões de acabamento (pedras, louças, metais, pisos, cortinas, revestimentos, etc) e um estudo com imagens de referência do mobiliário.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


"O projeto é um guia da obra, para organizar e facilitar a sua execução, uma espécie de manual de instalação. É uma maneira de criar condições para colocar em prática as vontades e as necessidades das pessoas em relação a obra, possibilitando que elas se encaixem dentro do orçamento", explica Ivan Cassola.

Publicidade


Para começar a reforma o primeiro passo dado por quase todos é entrar na internet ou comprar diversas revistas de decoração para separar as imagens que mais gosta. Mas a maioria das pessoas tem dificuldade em transformar aquele monte de ideias, recortes e imagens em um conjunto de fatores que se adaptam entre si e ficam harmoniosos e bonitos. O que pode levar ao risco de a obra durar mais tempo, do resultado não ficar como o planejado ou sair mais cara graças ao famoso retrabalho.


Quem se aventura a tocar uma obra sem orientação, pode se deparar com diversos imprevistos em virtude da falta de experiência. " Imagina aquele revestimento que na revista parecia perfeito, mas que só depois de adquirido e instalado notou-se que não tem nada a ver com o restante do ambiente. Infelizmente, esse tipo de detalhe, quando não se tem experiência, só será notado depois de tudo instalado. Daí restam duas opções, conviver com algo que não é satisfatório ou gastar um dinheirão para retirar e substituir por outro. As duas opções são frustrantes e demonstram falta de conhecimento de como lidar a situação", exemplifica Ivan.

Publicidade


O arquiteto explica que é necessário levar em consideração várias questões antes de começar a reforma. Somente em uma simples sala de estar ele consegue mencionar uma série de detalhes a serem levados em conta como:


"Qual o piso? Será madeira ou cerâmico? Qual a cor? Qual o tamanho? Qual a melhor paginação do piso para evitar perdas desnecessárias de material? Por onde o azulejista deve começar a instalação para ela dar certo? Qual o rodapé? Ele será do mesmo material do piso? Será branco? Qual a altura? Terá algum detalhe? Quantos metros eu preciso? Quanto devo calcular a mais para a perda do material?".

Essas são apenas algumas das inúmeras questões que devem ser levantadas por quem planeja iniciar uma obra bem-sucedida, mas que muitas vezes nem passa pela cabeça dos que não estão habituados com reformas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade