Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Alegria e charme

Fuja do trivial e coloque cores na decoração da cozinha

Redação Bonde
07 nov 2011 às 12:41
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O apetite anda meio devagar? O das crianças também? A cozinha é sem graça e não estimula as refeições? Rechear este ambiente de cores pode ser a solução para tornar a cozinha mais atraente, agradável e ainda estimular as sensações. Tornar esse espaço o ponto de encontro mais gostoso da família é simples. E as cores dão uma ajudinha na hora de transformar, trazer vida e criar uma atmosfera mais intimista. O paladar agradece as refeições mais divertidas.

Guia da pintura: acerte nas cores para a casa

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo as profissionais da AK Interiores, Ana Karina Chaves e Klazina Norden, as cores na cozinha podem ditar o clima, além de criar um ambiente personalizado. "Dependendo da cor utilizada nas paredes, o ambiente pode passar a impressão de ser maior ou menor, largo ou estreito. As cores também influenciam o humor e o estímulo às diversas sensações".

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina



A regra parece ser mesmo abusar do poder das cores. Quem disse que a cozinha precisa ser clara e tradicional? "As cozinhas pretas, em aço inox, são bastante contemporâneas e sofisticadas", destaca Ana Karina. E a arquiteta Flávia Soares reforça, "cores escuras geram aconchego". No entanto, Klazina lembra que as cozinhas industriais devem ser brancas. "Elas precisam ser claras e bem divididas. Além disso, os materiais precisam ter alta resistência e durabilidade". As profissionais dão outras dicas para ajudar na hora de escolher a cor ideal. "As nuances frias, como azul e verde, passam a sensação de amplitude.

Publicidade


Reprodução
Reprodução


Dicas de paredes coloridas para a casa


Tons quentes como vermelho, laranja e amarelo, transmitem a impressão de ambiente pequeno, ensinam as profissionais. Para criar uma atmosfera mais acolhedora, os tons em verde queimado são os mais indicados. "A cor verde é um ponto de equilíbrio, pois nasce da mistura dos tons azul e amarelo", ressalta Flávia.


Reprodução
Reprodução


Já as nuances em vermelho queimado e laranja deixam a cozinha com um toque mais alegre e descontraído, além de abrirem o apetite. Mas se a opção for por um ambiente sóbrio e mesmo assim alegre, a dica é lançar mão dos tons azuis e roxos. "Além dessas características, o azul tem a vantagem de transmitir calma", acrescenta Flávia. Mas alerta "é importante não misturar demais as cores, para não criar um ambiente sem harmonia".

Os eletrodomésticos e demais utensílios da cozinha também podem entrar na onda e aderir às cores. "Tons neutros, como branco, bege e cinza, podem receber bases mescladas com cores fortes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade