Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Versátil!

Função do rodapé vai além da decoração; saiba escolher o melhor modelo

Redação Bonde
06 out 2014 às 11:35
- Reprodução/Portobello
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Muito comuns em casas mais antigas, os rodapés continuam na moda. Disponíveis em diversos formatos, cores e matérias-primas, eles têm funcionalidades específicas e são mais do que simples adornos de decoração, ao contrário do que muita gente imagina.

Sua função original é proteger da água, de choques e do acúmulo de sujeira as quinas de união da parede com o chão. Além disso, é arremate final na construção – assim como as calhas, os batentes de portas e outras estruturas similares. No entanto, por interferirem no visual do ambiente, vale seguir algumas dicas antes de escolher um modelo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo Maristela Broilo, arquiteta da Bel Lar, empresa especializada em acabamentos, é preciso reparar no cômodo como um todo, em seus tons e demais características: são elas que definirão qual é o tipo mais indicado para a sua residência. "Normalmente, a peça deve ‘seguir’ o piso ou o alisar da porta (revestimento das extremidades; no caso, o inferior) para criar sinergia entre texturas e estilos", ressalta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


A especialista diz que existe uma tendência atual por tipos mais altos, sendo normal que alguns clientes, inclusive, instalem dois itens de 15 cm de altura – um sobre o outro – para um efeito mais robusto.

Publicidade


Divulgação
Divulgação


"Esta opção é ideal para interiores amplos, nas quais é possível, inclusive, colocar balizadores (pequenas luminárias) que compõem um resultado bonito e iluminado.


Em áreas externas, os rodapés poupam as paredes da chuva, da mesma forma que reduzem a área de rejunte de um lavabo revestido com pastilhas, o que facilita a limpeza no dia a dia", diz.

Publicidade


Em espaços reduzidos, opte pela discrição. A indicação vale também para cômodos com muitos objetos de decoração – desta maneira, eles não serão "ofuscados".


Reprodução
Reprodução


Mas lembre-se: não existem regras, as dicas são somente sugestões de profissionais do ramo. "Você pode e deve usar como quiser, seja criando um contraste ou realçando a composição", salienta Maristela.

Publicidade


Variedade de modelos


De mármore e porcelanato a poliestireno reciclável, com textura de madeira ou cimento, as lojas especializadas oferecem amplo catálogo de produtos versáteis e desenvolvidos para diversas necessidades.

(Fonte: Portal Vital/Unilever)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade