O buffet está sempre presente na sala de jantar. Funcional, além de guardar os objetos, ele ajuda a compor a decoração de forma original, com estilo. Quando escolhido da forma correta, o buffet faz diferença na ambientação, compondo com o restante do espaço, um conjunto harmônico, belo e original. Mas que escolher um buffet é necessário ficar atento a algumas peculiaridades desse móvel para não errar na decoração.
"O buffet deve atender às necessidades da casa e harmonizar com o designer dos outros objetos da decoração, isso vai ser determinado pelo estilo empregado no ambiente", ressalta a design de interiores Iara Santos. Mas isso não quer dizer que o buffet precise, necessariamente, ser do mesmo material do outros móveis existentes na sala. "Ele pode acompanhar a cor e textura da mesa ou propor uma quebra de combinação, incorporando outras cores, materiais ou estilo, desde que o não fique destoante", ensina a arquiteta Estela Netto.
Para Iara, o buffet está ganhando a adesão de mais pessoas, com isso, o aparador vem perdendo espaço. "O buffet é mais usado por causa da necessidade de se acomodar mais objetos e utensílios nas salas de jantar. E esse móvel é ideal para esta função", justifica. Estela concorda, e lembra: "Se o cliente procura mais leveza e não se importa em abrir mão da funcionalidade, o aparador é mais indicado".
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Mais funcional que o aparador, o buffet vem ganhando cada vez mais espaço nas copas e salas de jantar
Geralmente, o buffet é acompanhado de grandes espelhos formando uma dobradinha quase inseparável. "O espelho é uma solução interessante, desde que contribua para o ambiente com um todo. Espelhar uma luminária pendente sobre a mesa, por exemplo, traz um brilho ao espaço e colabora na iluminação", explica Estela.
Vale destacar que o tamanho do ambiente faz diferença na hora de escolher esse mobiliário. Se o espaço for mais amplo, vale um buffet maior e clean, de estilo mais moderninho. Se o ambiente for menor, pode-se apostar em um móvel menor de caráter vintage ou mesmo retrô.