Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Aposte nesse recurso

Iluminação adequada valoriza detalhes do ambiente e transforma espaços

Redação Bonde
01 set 2015 às 09:43
- Reprodução/ Diego Pisante
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Na hora de decorar todos os detalhes são importantes e podem valorizar ou não um ambiente. Um bom projeto de iluminação pode transformar espaços, torná-los mais aconchegantes e intimistas, além de enriquecer os elementos utilizados em sua decoração. Essa foi a aposta da arquiteta Simone Stolfa, que priorizou o projeto luminotécnico na personalização dos ambientes de acordo com as preferências de seus clientes.

A profissional explica que é necessário pensar na iluminação em geral e não só nos pontos de luz. "Deve-se prestar atenção em detalhes como a escolha correta da lâmpada e a quantidade indicada de luz", comenta Simone.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para as cozinhas o ideal é a iluminação difusa, que busca iluminar o ambiente inteiro por igual. As lâmpadas indicadas são as brancas, uma vez que o espaço necessita de iluminação intensa e clara.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


A ousadia é possível quando o ambiente é a sala de jantar. "Pode-se criar uma atmosfera mais romântica, propício para um jantar a dois, ou difusa, indicada para a família toda", comenta a profissional salientando que o uso de pendentes sobre a mesa de jantar cria um ambiente moderno e auxilia para que toda a mesa receba uma boa iluminação.


Reprodução/ Diego Pisante
Reprodução/ Diego Pisante


Para os quartos, onde a proposta geralmente é a de um local aconchegante é indicado utilizar um medidor de intensidade. "O quarto é um ambiente de relaxamento, mas também pode ser de leitura ou trabalho, portanto os dimmers podem ser utilizados para variar a intensidade. Para a iluminação geral, é recomendável o uso de plafons com lâmpadas incandescentes. Abajures e luminárias com lâmpadas no tom amarelado, ajudam a deixar o ambiente mais intimista", explica.


Reprodução/ Diego Pisante
Reprodução/ Diego Pisante

Em ambientes integrados, como living e salas de jantar, o interessante é optar por uma mesma linguagem visual, entre as luminárias e a temperatura da cor. Por exemplo, utilizar o mesmo formato de pendentes nos dois ambientes, não necessariamente o mesmo modelo, mas a mesma forma. "A variação entre a luz branca e amarela é aceitável, porém utilize luminárias com a mesma linguagem e aposte na amarela se o objetivo for criar uma atmosfera mais intimista", finaliza a arquiteta Simone Stolfa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade