O ambiente ‘varanda’ pode remeter aos mais saudosistas para aquelas casas antigas, dos avôs, algumas bem interioranas, com plantas, cadeira de balanço ou rede. Aquele lugar onde as pessoas da casa se reuniam em dias quentes, para apreciar a brisa do dia ou para observar o céu à noite, com uma conversa animada ou simplesmente em um momento de relaxamento e contemplação.
Hoje as varandas ganharam novos ares, mas a função continua a mesma: socializar e relaxar. Nos apartamentos ou sobrados há versões mais compactas, protegidas por vidros ou telas. As antigas varandas, ganharam também o nome de sacada, e nas casas grandes, ainda possuem amplitude.
Atualmente elas estão mais integradas aos demais ambientes da casa, ganharam mais destaque e, em alguns projetos, áreas maiores, inclusive em pequenos apartamentos. Em alguns casos incluem churrasqueira, gourmeteria, ar-condicionado, TVs e móveis diversos. Os objetos em fibra sintética ou natural são os preferidos para as varandas, pois se integram bem à natureza e dão aquele ar de relaxamento, podem ser almofadados e revestidos com tecidos confortáveis, coloridos ou neutros, dependendo do estilo. "Também existem diversas tonalidades de fibras, indo do marfim aos tons naturais mais escuros, como o marrom-café e o preto, que estão em alta.", conta Claudio Abreu Soares, da Fibra Móveis.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Por causa da variação do clima, alguns projetos de varandas e/ou sacadas, estão sendo fechados com vidros, que podem ser abertos ou não, em formato de janelas ou com trilhos, facilitando a contemplação da paisagem. Mas, nos projetos que não apresentam proteção contra as ações do sol e do tempo, a preferência, no caso dos móveis de fibras, são para as peças sintéticas com tecidos impermeáveis. "Os objetos sintéticos e com tecidos especiais podem ser usados em área interna e externa e não danificam com facilidade, tendo uma durabilidade maior independente da variação do clima ou tempo, como calor, sol, frio ou chuva.", explica Soares.
A varanda está ganhando cada vez mais espaço nos novos empreendimentos comerciais e proprietários mais antigos estão modernizando esta área em busca justamente de mais espaço para o convívio. A decoração pode incluir objetos como sofás, poltronas, apoiadores de pés, cadeiras, mesas, puffs, chaises, banquetas, aparadores, mesa de centro, entre outros. Se a intenção for fazer um terraço gourmet, pode ter também uma mesa para refeição e até um balcão no estilo bar.
Segundo a arquiteta Bya Barros, que recentemente expôs um ambiente neste estilo em uma mostra de decoração paulista, o ‘terraço gourmet’ é mais privilegiado, diferente das varandas mais tradicionais, pois pode ser usado para relaxar e também receber os amigos para uma refeição descontraída.
Serviço:
Fibra Móveis (www.fibramoveis.com)