Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja os principais vilões

Isolamento social acentua perigo de incêndios domésticos

Folhapress
19 jul 2021 às 14:46
- Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O isolamento social acentuou a incidência de incêndios domésticos, uma vez que as pessoas estão mais em casa e com mais equipamentos eletrônicos ligados simultaneamente. Desde o início da pandemia no Brasil, decretada no final de março de 2020, já foram registrados 60% mais casos de incêndio em relação ao mesmo mês de 2019, segundo os bombeiros.


As maiores causas estão relacionadas ao próprio comportamento. Eletrodomésticos e eletrônicos ligados de forma inadequada, fiações precárias ou mesmo adaptadores com muitas tomadas em uso são grandes culpados por princípios de incêndio, diz a engenheira Edilma Silva, especializada em segurança do trabalho. "O celular no carregador, a panela esquecida no fogão e o vazamento de botijões dão muitos problemas." Tais incidentes ocorrem em qualquer época do ano, embora o inverno e o tempo seco facilite focos de incêndio em áreas externas, com vegetação. Nos condomínios, equipamentos de proteção e contenção das chamas são essenciais e, em muitos casos, obrigatórios, mas o tamanho e a complexidade do sistema anti-incêndio variam como número de moradores.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


"A estrutura em si da edificação deve suportar o fogo por um período suficiente para que todos abandonem o prédio", explica o engenheiro civil Alexandre Donato, da empresa Riber Fire, Engenharia de Combate a Incêndios. "Precisa também evitar que o fogo passe de um ambiente para o outro", principalmente nas rotas de fuga e escadas de emergência.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina

Extintores e sinalizações com orientações para evacuar o prédio são necessárias em condomínios de qualquer tamanho, enquanto aqueles com mais de750m² têm exigência de alarmes com acionamento manual. Os maiores podem precisar de detectores, que podem ser de fumaça ,mas também de calor ou radiação, que devem passar por manutenções periódicas, feitas por profissionais qualificados. Essas e outras orientações, como uso de material de sinalização estão nas orientações técnicas do Corpo de Bombeiros, que variam entre os estados, e influenciam na emissão do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) para as edificações.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade