Os lofts surgiram entre os anos 50 e 70, em Nova Iorque (EUA), e conquistaram pessoas que buscavam um estilo prático e moderno de morar. Mas, antes de optar por este modelo arquitetônico, é preciso ter em mente que a ausência de paredes para delimitar os espaços vai exigir muita criatividade, ousadia e bom gosto, uma vez que todos os detalhes ficam à vista.
Mesmo que a construção tenha tido origem em situações não tão glamourosas, atualmente os lofts são uma excelente alternativa a quem busca conforto, economia e praticidade, tudo isso sem gastar muito e perder a identidade do local. E têm sido a escolha de muitas pessoas que moram sozinha, jovens casais, entre outros.
Na hora de preencher o espaço, o mais recomendado é usar móveis e cores para demarcar os ambientes. Vale misturar estilos e compor detalhes que roubam a cena. Só não vale pecar pelo excesso. Móveis com dupla função também são indicados. Eles ajudam a aproveitar a metragem disponível e apresentam soluções inteligentes.
Leia mais:
Máquina de lavar chega a 68,1% da população, mas 65 milhões ainda não têm
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
A decoração de um loft não deve ser feita como a de um local qualquer, pois nas demais construções, os ambientes são separados. Então, parta do princípio de que você precisa de um local espaço, confortável e ao mesmo tempo funcional.
Inicie o seu projeto de decoração pensando nas cores que serão aplicadas no ambiente. Lembre-se sempre que os tons mais claros podem garantir que o espaço do loft pareça um pouco maior do que ele realmente é, ou seja, dão a ideia de um ambiente mais amplo.
Aparadores, biombos, mesas com características retrô e quadros apoiados nas paredes também são boas opções para deixar o ambiente especial. Também é importante prestar atenção no conforto. Em um loft, o desafio é saber integrar os espaços sem perder a privacidade.
Em relação à mobília, procure não espalhar muitos móveis pelo espaço, pois como tudo estará em um único espaço, caso você distribua muito móveis, a organização do espaço ficará comprometida. Portanto, escolhas móveis versáteis, práticos e modernos. Coloque somente aquilo que você precisa, de modo que o ambiente fique leve e funcional, e isso priva que a tendência minimalista está em alta.
O truque para que seu loft fique totalmente charmoso está na decoração, portanto capriche. As telas podem dar um toque a mais na decoração, mas tente combiná-las como o estilo da decoração, ou seja, se ela for clássica, aposte em telas mais tradicionais, mas se você pretende montar um ambiente moderno, aposte em quadros mais modernos, como as do estilo de Romero Brito.
Outro recurso super interessante seria utilizar as prateleiras, que além da função decorativa, são funcionais. Você pode utilizar as prateleiras para expor objetos decorativos ou até objetos pessoais. Um belo tapete também pode fazer toda a diferença, já que agrega cor a decoração, além de tornar o ambiente mais aconchegante.
Os pufs e poltronas também conferem um estilo super original ao ambiente. No entanto, tente utilizar cores que mantenham a harmonia da decoração. Sabemos que a tendência não é combinar todos os itens, mas isso não quer dizer que você deve abusar das cores sem levar nada em consideração. Para finalizar, dê um toque especial, aposte nas plantas, já que elas dão vida e proporcionam ainda mais beleza ao espaço.
Selecionamos algumas opções de lofts para você se inspirar. Repare como esses apartamentos sem divisórias podem ficar charmosos com um bom projeto de decoração: