Será aberto nesta quinta-feira, dia 31, o Simpósio e Salão do Artesanato Design e I Feira Internacional do Artesanato Design. O evento acontece até domingo (3), no Londrina Country Club, e além de promover a exposição e comercialização de peças e o contato entre artesãos e compradores, o evento tem também como foco a capacitação profissional, promovendo debate e o conhecimento de práticas, técnicas e formas de comercialização através de palestras.
A promoção é da Artest, organização sem fins lucrativos sediada em Londrina, com o patrocínio do Sebrae. "A intenção é realizar um evento diferenciado com foco no artesanato com design. São produtos com valor agregado, adequados à demanda do mercado tanto nacional como internacional, observando tendências, criando assim um produto cosmopolita, mas com forte identidade", explica Denise Mucci, organizadora do evento.
A I Feira do Artesanato Design vai contar com a participação de artesãos de Londrina, da região e de outros estados. O horário de funcionamento de quinta-feira (31) a sábado (2) é das 14h às 22h e no domingo (3), das 14h às 18h. A entrada é gratuita e quem desejar poderá doar R$ 2 que serão revertidos em prol da APS Down.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Já as palestras do Simpósio acontecem nesta quinta-feira (31) e na sexta-feira (01) à noite. A abertura, na quinta-feira, às 19h, será com o coordenador nacional da Carteira de Projetos de Artesanato do Sebrae, Maurício Tedeschi, que vai falar sobre "Artesanato, Mercado e Competitividade". Em seguida, Carlos Ganem, coordenador Nacional do Prêmio FINEP, faz a palestra "Inovação/Design e Artesanato.
Na noite de sexta-feira (1), serão mais três palestras: com Silvia Barrios, ceramista e pesquisadora argentina; com o ceramista brasileiro Tácito Fernandes e com Daniel Douek, pesquisador de A Casa Museu do Objeto Brasileiro, que falará sobre o assunto "De Serrita-PE a Cerro Azul - PR – Histórias do encontro entre designers e artesãos".
Na tarde de sábado (2) será realizado um workshop ministrado pelos professores da Unopar, Henrique Gambaro e Alexandre Corneta, dirigido a empreendedores, artistas, designers, artesãos, comunidades de artesãos e associações. O tema é "Planejamento de Empreendedorismo do Artesanato".
A organizadora do evento e diretora da Artest, Denise Mucci, explica que toda a programação do Simpósio e do workshop foi planejada para contribuir para a profissionalização do artesão, de forma a propiciar o reconhecimento do mercado comprador. "O profissional do artesanato design precisa estar preparado para atender as exigências de um mercado competitivo", afirma.
A participação no Simpósio é gratuita e as palestras têm vagas limitadas. Para participar é preciso fazer o credenciamento com antecedência pelo site www.artesanatodesign2012.com.br.
Oficinas para o público em geral
Dentro da programação do evento serão realizadas oficinas gratuitas abertas à participação do público em geral. Paulo Artes ministrará as oficinas de técnica em cerâmica e Paulo Tio vai ensinar técnica mista kirigami e escultura em papel. Ambas as oficinas serão realizadas às 16h e 18h, nos dias 31 de maio, 01 e 02 de junho. E no domingo, 03 de junho, às 15h. As inscrições serão feitas na hora, conforme a ordem de chegada dos interessados. As vagas são limitadas.