O artesanato brasileiro e de mais 15 países ganham destaque na primeira edição da feira Art&Craft em Londrina, feira internacional de artesanato que é sucesso em Curitiba há quatro anos e que agora se expande para o norte do Estado. Entre os dias 31 de maio e 9 de junho, no Centro de Evento de Londrina (Zona Sul), o artesanato feito na Índia, Indonésia, Paquistão, Dubai, África do Sul, Ghana, Turquia, Tailândia, Filipinas, Marrocos, Peru, Zimbabue, Equador e Bolívia vai ganhar vitrines no evento.
Além de proporcionar uma viagem cultural por vários países, a feira abre espaço para a divulgação do artesanato típico paranaense, ampliando a visibilidade das tradições do Paraná e da produção dos artesãos. "Tomamos sempre o cuidado de termos no evento apenas dois expositores de cada país e um expositor nacional para cada tipo de produto. Desta forma, conseguimos apresentar um mix de produtos diferenciados, garantindo qualidade e variedade", afirma Elaine Cardoso, organizadora do evento.
Na feira, os consumidores vão encontrar desde produtos voltados à decoração em variados estilos até produtos de uso pessoal como bijuterias e acessórios, além de opções variadas de presentes. Produtos da agricultura familiar artesanal também estarão presentes com opções de geleias, doces, patês, conservas, biscoitos, bolachas, condimentos, pimentas, queijos e cogumelos, licores, vinhos, sucos, salames e outros embutidos, mel e derivados de rapadura, massas congeladas, sorvetes, polpa de frutas e café. "São delícias criadas pelas famílias com receitas exclusivas. A feira cria oportunidades de venda para o setor, ampliando a divulgação do artesanato e aumentando a rentabilidade dos artesãos e produtores agroindustriais", destaca Cardoso.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
A primeira edição da Art&Craft tem a expectativa de receber 30 mil pessoas do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul e gerar R$ 300 mil em negócios. "O evento é oportunidade de o visitante fazer uma "viagem cultural" tendo contato com pessoas de várias partes do mundo, em um ambiente que compartilha a cultura dos povos. Vestimentas, hábitos, línguas fazem parte das várias histórias que podem ser vistas em um único local", enfatiza.
Além de conhecer e comprar, o visitante pode optar por participar de oficinas voltadas tanto a quem já atua na área e busca novas técnicas quanto para quem quer iniciar e desenvolver talentos. "Nas Oficinas, o artesão ou o aprendiz tem a oportunidade de conhecer ou aprimorar técnicas, criando ou aumentando as possibilidades de trabalho e de geração de renda", sentencia Cardoso.
As crianças também terão um espaço para desenvolver talentos, ligado às práticas de sustentabilidade ambiental. Com idade entre 4 e 10 anos, elas encontrarão no evento atividades direcionadas no dois finais de semana da feira. Entre as entidades apoiadoras da Art&Craft estão Codel, Provopar, Artelon, Abrasel, Prefeitura de Londrina, Programa Economia Solidária e Londrina Convention & Visitors Bureau.