Dentre as diversas opções de lazer oferecidas pelos novos empreendimentos, as varandas ou terraços gourmets com forno à lenha, churrasqueira ou lareira estão entre as opções preferidas para os que priorizam lazer com privacidade.
Para a arquiteta Renata Marques, imprescindível em qualquer varanda ou terraço gourmet, a cozinha de apoio tem papel fundamental para a adequação e funcionalidade do ambiente. Um bom aproveitamento do espaço requer que os itens estejam dispostos de forma prática, facilitando a circulação durante a preparação dos alimentos e que a área tenha uma infraestrutura adequada, ou seja, bancada de apoio com pia, pontos hidráulicos e elétricos.
Renata destaca que não adianta o espaço ser esteticamente bonito se não for funcional. Além de agradar aos olhos, o ambiente precisa ter utilidade e ser adequado para a realidade dos moradores.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Dentre os itens disponíveis para incrementar o espaço, os mais populares são as churrasqueiras. Dependendo das características dos empreendimentos, elas podem ser concebidas em tijolos, pré-moldada, em concreto ou inox. Existe também a possibilidade de instalação de um modelo a gás em construções que não possuam duto para dissipar a fumaça.
Uma saída para imóveis que não contemplem a churrasqueira entre as opções de lazer é a instalação de uma versão elétrica portátil na sacada. Porém, esta opção tem o inconveniente da fumaça, que, na ausência do duto, pode incomodar os vizinhos.
Outra possibilidade são os fornos e fogões à lenha. Geralmente, eles costumam ser instalados no mesmo duto das churrasqueiras e são construídos de alvenaria, mas há também a opção de instalação de um forno à lenha pré-fabricado, ou de um módulo solto portátil.
A lareira é outro item interessante para a composição das áreas internas de convivência. Podem ser em alvenaria ou em aço e com funcionamento a gás, lenha ou eletricidade. Para a instalação dos modelos a gás ou lenha, é fundamental a presença dos dutos para dissipar a fumaça produzida, enquanto a versão elétrica dispensa esse tipo de pré-requisito. A decoração adequada do espaço também ajuda a compor o clima mais intimista e acolhedor que o ambiente de lareira pede.