Nesta sexta-feira (19) acontece na Casa Cor Ceará 2010 o lançamento do livro "Sobrevivi... Posso contar" de autoria de Maria da Penha, publicado pela editora Armazém da Cultura. O evento será realizado na Praça Lúcio Costa, a partir das 19h.
O livro relata a vida da autora que sofreu uma cruel, dolorosa e covarde violência. Maria da Penha oferece sua história generosamente a toda sociedade, como uma forma de contribuir com transformações urgentes, pelos direitos das mulheres a uma vida sem violência. História que muito tempo depois a tornou protagonista de um caso de litígio internacional emblemático para o acesso à Justiça e para a luta contra a impunidade em relação à violência doméstica e familiar contra as mulheres no Brasil. Ícone dessa causa, sua vida está hoje também simbolicamente subscrita e marcada sob a lei nº 11.340 ou lei Maria da Penha.
Maria da Penha é homenageada na Casa Cor Ceará esse ano com a concepção do Flat Acessível, assinado pelas arquitetas Erika Cysne e Waleska Covas. "Visitei o espaço na abertura do evento e achei lindo. Sinto que a mensagem do meu trabalho, que resultou na criação da Lei Maria da Penha, está chegando às pessoas e sendo multiplicada. Isso é muito importante", disse.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
O ambiente com 57m² foi projetado para aliar conforto, beleza e requinte ao desenho de acessibilidade, não apenas para cadeirantes, mas também a idosos e pessoas com qualquer tipo de dificuldade de locomoção. Atual e sofisticado, também garante a segurança e o aconchego, proporcionado pela automação da TV, iluminação criada através de um estudo luminotécnico que garante conforto e economia.
As arquitetas também optaram por acabamentos modernos, seguros e de fácil manuseio, respeitando sempre a Norma Brasileira de Acessibilidade (NBR 9050) nas alturas de armários, bancadas e deixando livre circulação, tendo assim, um ambiente que poderá receber qualquer pessoa, com deficiência física ou não. Para que esta norma fosse criteriosamente seguida, toda a marcenaria e bancadas tiveram que ser projetados exclusivamente para o ambiente. Uma das peças especiais é a cama articulada com automação.
Casa Cor Ceará 2010
A versão local da mais importante mostra de arquitetura, decoração e paisagismo da América Latina, acontece de 20 de outubro a 30 de novembro, e propõe como tema "Felicidade - sua casa, sua vida, mais sustentável e feliz". Assim, a 12ª edição da Casa Cor Ceará privilegia espaços voltados para a qualidade de vida, reunindo cerca de 80 profissionais assinando 59 ambientes nos 6.500m² da antiga sede da Companhia Energética do Ceará (Coelce), localizada à Av. Barão de Studart, 2917, na Aldeota. Para garantir a comodidade e a segurança do visitante, o evento disponibiliza ainda estacionamento de 6.000m².