Eleita a cor de 2015 pela Pantone, referência mundial em pesquisa de cores, a cor Marsala tem o nome inspirado em um vinho de coloração semelhante.
A cor é impactante e pode ser utilizada em todos os ambientes da casa, de acordo com a arquiteta Sabrina Campos, consultora da Telhanorte Conceito. "Por se tratar de uma tonalidade forte, a dica é incorporá-la como detalhe para que o ambiente não fique visualmente cansativo", sugere a arquiteta.
Segundo a especialista, a cor transmite elegância, requinte e sensualidade. Combina superbem com tons neutros, como branco, bege, cinza e marrom, trazendo charme aos ambientes. Também rende combinações especiais com o rosa, o laranja e o azul.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Sabrina explique que a cor é ideal para criar ambientes intimistas. "A Marsala tende 'minimizar o ambiente', sobretudo em locais com pouca iluminação ou compostos por focos de luz direcionados", diz a especialista.
Outras dicas
Por ser uma cor escura e terrosa, para muitos, a Marsala pode ser assustadora na parede, mas funciona muito bem para dar uma sensação acolhedora e calorosa aos ambientes.
Se você prefere não ousar tanto, essa é uma cor que também é considerada rica para assentos de cadeiras e acessórios. É possível, por exemplo, encontrar eletrodomésticos, lustres e até jogos de serviço de mesa nesta tonalidade. A própria Pantone também sugere o uso da cor em superfícies com texturas, tornando-se uma boa opção para tapetes e estofados.
Graças a sua tonalidade terrosa, a Marsala cria um lindo contraste com plantas. Por isso, é muito indicada para compor a decoração de áreas externas, como varandas e jardins.