Antigamente era proibido lançar mão de várias estampas em um mesmo ambiente. Usar dois ou mais tipos de xadrez, então, nem pensar! Essas misturas eram consideradas um erro. Acreditava-se que o ambiente entraria em conflito com tanta informação e ficaria cansativo visualmente. Hoje, essas regras não se aplicam mais. É possível abusar das estampas de vários tipos de xadrez e de estampados de forma harmônica e com muita personalidade.
Maria Cristina Bahia, decoradora e proprietária da loja Villa Maria, especializada em quartos, lembra que bom senso é essencial para abusar dessas combinações ousadas sem erro: "O uso de estampas diferentes dão um toque de charme à decoração. A composição de estampas diversas depende de fatores como iluminação, estilo dos móveis, tapetes e das cores empegadas no ambiente. Mesmo assim, a sensibilidade do profissional é um fator determinante na hora de planejar o projeto".
Para quem quer um espaço que imprima muita personalidade, essas misturas inusitadas são ideais. "Hoje em dia as pessoas procuram mais que apenas o básico. Elas querem um décor mais arrojado e contemporâneo. A composição de desenhos, que se dá por meio da mistura de várias estampas, é de muito bom gosto. O mesmo se aplica ao xadrez", destaca Maria Cristina.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Ainda segundo a profissional, os quartos também podem ganhar mais vida e alegria com a combinação de estampas de diferentes tipos de xadrez: "Dá um charme. Esse tipo de decoração pode ser aplicada em dormitórios infantis e adultos, tornando-os mais vibrantes. Fica muito bonito e cheio estilo".