Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Moradores podem cultivar hortas em pequenos espaços

Folhapress/Larissa Teixeira
29 jun 2020 às 15:37
- Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Diante do risco de contrair o novo coronavírus, há quem tenha diminuído as idas ao mercado e aproveitado o tempo em casa para aprender novas atividades. Cultivar uma horta, mesmo dentro de um condomínio, é uma forma de se distrair e comer alimentos saudáveis.

Luis Felipe Villani Purquerio, pesquisador do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, explica que é possível cultivar uma horta em apartamentos. Em virtude do espaço reduzido, ele recomenda a escolha de hortaliças folhosas, como alface, rúcula, cebolinha, manjericão etc.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o pesquisador, para fazer isso, é necessário escolher um local que receba luz solar, utilizar vasos ou garrafas pet com furos embaixo, adquirir terra vegetal e sementes ou mudas. Também é preciso regar, sem encharcar nem deixar a terra secar.
O advogado João Paulo Rossi Paschoal afirma que não há uma lei condominial específica sobre o assunto. Condôminos de prédios novos devem consultar o manual da unidade para saber o que pode ou não ser feito em espaços como as varandas. Em casos de dúvidas, vale questionar o síndico.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


A recomendação é que, ao fazer uma horta em casa, não haja exageros. Por exemplo, se a varanda ficar tomada por plantas, pode gerar uma discussão sobre alteração da fachada. Além disso, o peso de vasos grandes ou uso de cimento podem danificar a estrutura.


Nas áreas comuns, a criação de uma horta coletiva deve ser discutida em assembleia. Vale contar com o auxílio de um especialista para que seja feita e cuidada adequadamente. "Nada acontece sem discussão, estudo e planejamento", diz.
Com a pandemia, a procura pelos temperos e ervas de chá na horta de um condomínio em Perdizes (zona oeste de São Paulo) aumentou. A síndica Fabiana Braz Pereira Costa, 47, explica que este cenário levou à adoção de medidas como higienização e distanciamento. Apenas uma família por vez se aproxima com a sua própria tesoura de poda e máscara.

A síndica conta que a horta coletiva existe há três anos e foi muito bem recebida pelos moradores. "As crianças gostam de ir lá sentir o cheiro dos temperos", conta. Uma vez por mês um jardineiro vai ao local para repor e adubar o espaço. Também é comum que os próprios condôminos levem mudas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade