Pesquisar

Canais

Serviços

- Reprodução
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Sistema de gestão

Novas tecnologias auxiliam setor da construção civil

Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33
Continua depois da publicidade

Sempre alinhada às novas tendências tecnológicas em relação ao mercado de construção civil, a Matec Engenharia, umas das marcas mais fortes e bem conceituadas no segmento de construção, anuncia o uso de um novo sistema de gestão, além de um software desenvolvido pela própria empresa.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Em fase de implementação, o BIM - Building Information Modeling é um novo modelo de trabalho para a elaboração e o gerenciamento de dados de edifícios. É uma nova tendência no setor de construção civil e tem como objetivo proporcionar maior produtividade e gestão eficaz durante todo o ciclo de vida dos edifícios. Através dele, os edifícios são pré-construídos em terceira dimensão no ''mundo virtual'', proporcionando à equipe a simulação de sistemas construtivos, extração de quantidades e informações específicas dos componentes e integração com custos e planejamento, entre outras coisas. A Matec aposta que, por meio da aplicação do BIM, processos pouco produtivos serão substituídos pela aplicação do alto potencial intelectual de seu time e do know-how acumulado nos 18 anos de vida da construtora.

Continua depois da publicidade


''A Matec entendeu o verdadeiro propósito do BIM, diferente de outras empresas que continuam a fazer maquetes eletrônicas com foco na geometria e não estão dispostas mudar o modelo mental, investindo tempo e recursos nos processos que realmente trazem benefícios para a engenharia'', afirma Patricia Steter, gerente de planejamento da Matec e responsável pela implantação do projeto. A equipe participou de treinamentos nos Estados Unidos em agosto de 2008 e está na reta final do projeto de implementação, que visa a qualificação necessária para o aplicação do BIM nos empreendimentos.

A partir da experiência dos profissionais da empresa, também foi possível desenvolver um software próprio, o MT 2009, feito sob medida para a necessidade da construtora. Este programa, que teve sua total implementação em janeiro deste ano, integra todas as obras e áreas, facilitando a gestão e o compartilhamento de informações entre os setores.


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade