Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dicas profissionais

O uso adequado de cores nos ambientes

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
19 jun 2017 às 17:07
- Reprodução/Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Já pensou se tudo fosse apenas preto e branco? O que seria das nossas vidas sem cores? Provavelmente, um tédio. As cores servem justamente para movimentar a rotina das pessoas, dando significado aos espaços, estimulando reações e influenciando sentimentos. Por conta disto, há alguns cuidados na hora de planejar a pintura de um ambiente, seja ele residencial ou comercial, como orienta a professora e especialista, Adriana Zanon Theophilo, docente do curso de Design de Interiores da Unopar.

Segundo a professora, o primeiro passo é consultar um profissional e explicar suas necessidades e expectativas, para que ele faça uma pesquisa e crie uma proposta criativa e coerente. "A vontade de ver movimentos, materiais, pensamentos e sensações diferentes em um projeto é desafiadora, mas a cor está sempre relacionada ao uso e isso deve ser analisado para aplicá-la corretamente à sua função".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Existem cores neutras, como branca, preta e bege, que costumam transmitir uma sensação de sofisticação e, portanto, são requisitadas em vários projetos. No entanto, para um profissional de Design de Interiores é sempre interessante e desafiador trabalhar com cores diversas, desde que ele consiga manter a coerência acima de tudo. "Temos visto em grandes eventos de decoração as cores surgindo cheias de personalidade, marcando presença, principalmente pelas graduações de magenta, verde, azul e ocre", conta a professora, apontando as tendências do momento.

Leia mais:

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina

Imagem de destaque
15 de março

Onda de calor põe ar-condicionado como destaque no Dia do Consumidor

Imagem de destaque
Balanço

Vendas de novos imóveis batem recorde em 2023 com Minha Casa, Minha Vida

Imagem de destaque
Saiba mais

Luana Piovani coloca apartamento em São Paulo à venda por mais de R$ 2 milhões

Contudo, a criatividade deve alinhar-se ao equilíbrio, independentemente do tipo de espaço. Nos ambientes residenciais haverá liberdade maior com relação a texturas e estampas, e em áreas comerciais será preciso compor as cores com o negócio da empresa, atendendo as necessidades funcionais e visuais, que muitas vezes também estão associadas à marca empresarial. Mas, em qualquer projeto, a palavra-chave será sempre o equilíbrio. "Quando aplicamos cor nos objetos, paredes e móveis, devemos buscar o equilíbrio, para não parecer um espaço carnavalesco, carregado, forçando a energia do ambiente", acrescenta Adriana.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade