Nos últimos anos, os ombrelones, utilizados para proporcionar sombras e proteger as pessoas dos raios solares, foram ganhando espaço no mercado brasileiro. O verão de 2014 e 2015 deve marcar o auge do item no Brasil, motivado, principalmente, pela sua utilização em projetos de paisagismo de jardins e varandas. Com diferentes formatos e angulações, os ombrelones são uma opção charmosa e moderna, que transmitem muita personalidade aos ambientes.
De acordo com Salim Chueire Felisbino, sócio-proprietário da loja online TOK de Conforto, o aumento das temperaturas e a constante utilização do item em projetos assinados por consagrados profissionais brasileiros fez a procura crescer expressivamente nos últimos meses. "Os ombrelones são hoje um objeto de desejo. Além de garantir o conforto térmico e proteger contra os raios do sol, eles apresentam um design arrojado que se destaca nos mais variados ambientes. Isso fez com que as pessoas valorizassem ainda mais o produto, que pode ser encontrado em diversas opções de preços, cores e estilos", detalha o empresário.
Para a arquiteta e designer Katalin Stammer, supervisora dos cursos de Design de Interiores e Design de Jardins do Centro Europeu, os ombrelones serão um dos fenômenos deste verão que está por vir, podendo ser combinados com mesas, cadeiras, chaises, sofás e outros móveis externos. "Disponíveis em diversos formatos, tamanhos e materiais, os ombrelones têm a cara do verão. Dão uma identidade bem especial para ambientes externos, como jardins e varandas, e até mesmo para ambientes internos que têm muita incidência de sol, como os espaços fechados com coberturas de vidro, característica muito comum em empreendimentos comerciais", explica.
Leia mais:
Neymar compra cobertura de luxo em Dubai por R$ 314 milhões
Fim de ano nos condomínios: Como manter a harmonia e a segurança?
Saiba quais são as 20 maiores favelas do Brasil, segundo o Censo 2022
Jovens negros são população predominante nas favelas, mostra Censo
Fixados em bases no chão ou na parede, os ombrelones são geralmente impermeáveis e podem ter até três metros de diâmetro. "De fibra, madeira ou metal, eles estão disponíveis para os mais variados projetos de paisagismo, podendo ser facilmente incorporado aos ambientes. Além disso, eles podem ser encontrados em diversos tamanhos e cores. Algumas opções, inclusive, combinam a base com floreiras. Com toda essa variedade e funcionalidade, o produto terá muito destaque nos próximos anos", ressalta Katalin.